Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora
Na manhã desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal, foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Bandeirantes, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde maio deste ano. De acordo com o prefeito, Gustavo Sprotte, o plano é composto por ações que irão promover o crescimento da cidade e auxiliar a gestão pública na tomada de decisão.
“Bandeirantes hoje ganha muito através dessa parceria com o Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora. Com o Plano de Desenvolvimento Econômico, eu, enquanto gestor poderei tomar medidas assertivas na hora de administrar o município. Eu tenho em mãos, números e sei onde eu posso investir. Fico muito feliz com essa entrega, pois tudo o que a gente planeja dá certo e com as ações trazidas nesse documento que lançamos hoje para a nossa população, Bandeirantes irá crescer muito mais”, ressaltou o gestor.
Desenvolvido a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Bandeirantes contém 25 ações de melhorias que visam qualificar a agricultura familiar e as agroindústrias, além de envolver estratégias para impulsionar o turismo de aventura e iniciativas voltadas para transformar desemprego em empreendedorismo, fazer com a população adquira mais produtos do comércio local, qualificar serviços e reduzir a evasão de mão de obra.
Na data, as ações foram apresentadas pelo Secretário de Finanças Públicas, Adevaldo Freitas de Souza, que enfatizou a relevância do documento, principalmente, por atender as necessidades de vários setores. “Esse plano ele foi construído através da prefeitura, envolvendo o seguimento empresarial, vereadores e a sociedade como um todo, então está sendo muito importante isso e hoje apresentamos para a população. Por meio desse planejamento, vamos poder dar voz a essas pessoas e fazer uma gestão diferenciada voltada para as aspirações do povo”, expôs o secretário.
As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Agro”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve focado no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. Segundo a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.
“O Cidade Empreendedora traz iniciativas para promover o fortalecimento do empreendedorismo local e um ambiente de negócios favorável para o empreendedor exercer as suas atividades, e o Plano de Desenvolvimento Econômico vem somar com esse processo. Ele foi construído de forma colaborativa, com o envolvimento de servidores públicos, empresários e lideranças locais que pensaram juntos em ações que podem alavancar Bandeirantes rumo ao desenvolvimento. Então, nós estamos aqui, mostrando isso para a sociedade e convidando a todos para fazer parte da transformação do município”, pontuou Luzicarla.
A solenidade também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Pregentino, e do titular da Secretaria de Municipal de Governo, Cristiano Tiago Leziaamon. Além deles, participaram da solenidade outros secretários municipais e lideranças locais.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.