Plano de Desenvolvimento Econômico de Deodápolis traz ações que irão auxiliar na transformação do município

/ / Deodápolis

Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora

Na noite dessa quinta-feira (13), em uma solenidade realizada no Centro Múltiplo de Uso, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Deodápolis lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado para o município. Formado por ações de melhorias voltadas para impulsionar a economia e promover o desenvolvimento local, o documento é uma entrega do programa Cidade Empreendedora, executado em Deodápolis desde março deste ano.

O prefeito Valdir Luiz Sartor ressaltou que o plano desempenhará um papel fundamental na geração de empregos, renda e oportunidades para a população. “Essa parceria com o Sebrae  é fundamental para que as novas políticas públicas municipais otimizem os recursos, direcionando de forma mais eficiente e adequada para a melhoria dos resultados para a população”, destacou.

Elaborado com base em pesquisas e diálogo com lideranças locais, o plano conta com 14 ações para fortalecer a autoestima da população, estimular o consumo no comércio local, incentivar o empreendedorismo como alternativa ao desemprego, e impulsionar setores como turismo autoguiado, agricultura familiar e agroindústria.

De acordo com Vanessa Reis, gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, as ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”.

“São 14 ações que vem para tornar o ambiente favorável para a agricultura familiar, fomentar ao associativismo, artesanato e turismo autoguiado na comunidade, além de outras ações que irão oportunizar o desenvolvimento. Vamos trabalhar até 2024 na execução dessas iniciativas. Deodápolis está em uma rota estratégica que envolve grandes estados como Paraná e São Paulo. Então, é uma rota pujante e, juntamente nessa parceria entre Sebrae e Prefeitura, estamos bem confiantes para promover a evolução dos pequenos negócios e o desenvolvimento do município”, pontuou a gerente.

Segundo Jean Gomes, secretário de Gestão e Finanças, a colaboração ativa de representantes de diversos setores foi fundamental para compreender as necessidades do município. “A participação das lideranças locais foi crucial para construirmos um plano alinhado com as demandas da população. Acreditamos que investir na agricultura familiar e na agroindústria, bem como reduzir a evasão de consumo, são ações-chave para impulsionar o desenvolvimento econômico de nossa cidade”, afirmou o secretário.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.