Plano de Desenvolvimento Econômico de Santa Rita do Pardo é lançado durante Mutirão do MEI

/ / Santa Rita do Pardo

Elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, documento é composto por iniciativas que visam impulsionar a economia local

Nesta terça-feira (14), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Pardo lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. Composto por ações de melhorias voltadas para transformar o município e alavancar o desenvolvimento da região, a iniciativa foi elaborada por meio do programa Cidade Empreendedora e apresentada ao público durante o Mutirão do MEI – uma ação realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros para levar orientações aos microempreendedores do município em áreas como formalização.

As ações que compõem o plano foram expostas pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dixie Costa. No total, são 13 iniciativas voltadas para fortalecer a agricultura familiar; aumentar a autoestima da população e fazer com que os moradores comprem mais do comércio local.

“Esse trabalho trará, com certeza, muito desenvolvimento para o nosso município. Santa Rita do Pardo está vivenciando um momento promissor com grandes oportunidades de crescimento, principalmente, devido a instalação de empresas que estão atuando fortemente na região, no plantio de eucalipto. Esse é um cenário que reforça, ainda mais, a necessidade de o poder público se colocar ao lado dos empresários, para que nós possamos oferecer ferramentas para a desburocratização dos processos e para a regularização daquelas pessoas que estão empreendendo ou desejam abrir o próprio negócio, então, essa iniciativa vem ao encontro dessas necessidades”, salientou a primeira-dama.

Ações do Plano de Desenvolvimento Econômico foram apresentadas para a sociedade

Segundo a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, o Plano de Desenvolvimento Econômico foi construído de forma conjunta e, por isso, contempla diversos segmentos da sociedade. “O plano é uma das principais entregas do Cidade Empreendedora para o município. Nós fizemos uma pesquisa socioeconômica e, além disso, reunimos a prefeitura e as lideranças locais, como representantes do comércio e da agricultura familiar, para que todos pensassem juntos e pudessem contribuir com a elaboração desse documento. Agora vamos trabalhar em parceria para que as ações saiam do papel e possam promover, de fato, o desenvolvimento de Santa Rita do Pardo”, destacou a gerente.

Dentre as iniciativas que compõem o Plano de Desenvolvimento Econômico do município, duas delas também foram lançadas durante a solenidade: o “Balcão de Empregos” – um espaço na rádio comunitária do município que irá divulgar oportunidades de trabalho e fornecer orientações para quem quer se recolocar no mercado – e o “Momento Cidade Empreendedora” que também será transmitido pelo mesmo meio de comunicação com a proposta de manter a população informada sobre os avanços do programa em Santa Rita do Pardo.

Todas as ações elencadas no plano norteiam a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo.

Lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico foi realizado durante o Mutirão do MEI que levou atendimento para os microempreendedores do município

Desburocratização e inclusão dos empreendedores locais nas compras públicas

Durante o evento, outras duas entregas do programa Cidade Empreendedora para o município também foram apresentadas para a sociedade. Uma delas é o Plano de Desburocratização, elaborado a partir de uma consultoria na área oferecida pelo Sebrae, que traz ações voltadas para tornar o processo de abertura e fechamento de empresas mais célere e eficiente, além de iniciativas que visam transformar o município em um local mais atrativo para novos empreendimentos.

A outra iniciativa é o Edital de Credenciamento do MEI, desenvolvido por meio do eixo Compras Públicas, que irá possibilitar a contratação de microempreendedores individuais que possam atender à administração municipal com prestação de serviços. O credenciamento contempla cerca de dez categorias de atividades econômicas distintas como eletricista, pedreiro, costura e artesanato. Será exigido que o candidato tenha qualificação técnica específica.

Para o presidente da Associação Comercial de Santa Rita do Pardo (ACIASP), Carlos Gilberto Paz, ações como essa ajudam a desenvolver o município e melhoram a economia local. “Isso gera recurso para o município e mais emprego também, porque ao fortalecer o microempreendedor individual, ele pode crescer, consegue contratar pessoas de acordo com a evolução da empresa, o que movimenta a economia e promove o desenvolvimento do município como um todo. Então, tem sido muito importante essa parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal para o fortalecimento do comércio”, afirmou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.