Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora
Na manhã desta terça-feira (31), na Praça de Eventos Leandro Corrêa, foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Terenos, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano. De acordo com o prefeito, Henrique Wancura Budke, o plano é composto por ações que irão promover o crescimento da cidade e auxiliar na recuperação da economia.
“Estamos lançando o Plano de Desenvolvimento Econômico, a prefeitura foi atrás e o Sebrae se fez presente para elaborarmos essas ações em conjunto. Acreditamos que esse trabalho irá dar frutos e nosso município irá voltar a crescer. Estamos saindo de uma pandemia onde os mais afetados são os pequenos negócios e o Sebrae vem com uma parceria muito forte para fornecer treinamentos e cursos com a proposta de fortalecer esses empreendimentos. Esse é o ponta pé inicial para que a nossa economia volte a respirar. Se o município se desenvolve, todos crescem e têm mais qualidade de vida”, ressaltou o gestor.
Desenvolvido a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Terenos contém 21 ações de melhorias voltadas a área de turismo, além de estratégias para melhorar o consumo local, recuperar o tecido social e fortalecer a agricultura familiar.
Na data, as ações foram apresentadas pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Valdecir Batista Alves, que enfatizou a relevância do documento, principalmente, por atender as necessidades de vários setores. “Tivemos a participação das lideranças locais, dos empresários, de representantes da prefeitura e isso proporcionou que a gente criasse um plano suscinto que atendesse a coletividade. Isso vai permitir com que a gente seja assertivo em prol do desenvolvimento e crescimento da nossa cidade”, pontuou o secretário.
As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.
“É um plano que foi feito a muitas mãos. O Sebrae visitou todo o comércio para ouvir a necessidade dos comerciantes, além disso, ouvimos os parceiros, Sindicato Rural e Associação Comercial, além dos representantes da prefeitura. O documento vai nortear o desenvolvimento que queremos para Terenos, o município é pujante, tem aspectos econômicos fortes e precisa saber para onde vai caminhar. Esse é o papel do plano: empoderar a sociedade, fortalecer os pequenos negócios, o setor político e os nossos parceiros para que todos possam remar para o mesmo lado e promover a transformação da cidade”, enfatizou Claudio.
A solenidade também contou com a presença do diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; do superintendente executivo da Caixa Econômica Federal e integrante do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Augusto Cesar Merey; do presidente da Associação Comercial, Rogério Ribeiro; do presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Terenos, Dorgival Rodrigues, além de outras lideranças locais.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.