Área econômica será prioridade no programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae MS e a Prefeitura Municipal25
Por: Natália Moraes
O município de Santa Rita do Pardo definiu como eixo prioritário para atuação do programa Cidade Empreendedora as áreas Comércio e Serviços. A decisão unânime foi tomada em conjunto pelo poder público, empresários, vereadores e lideranças locais que compareceram à oficina Mapa de Oportunidades, realizada pelo Sebrae e a Prefeitura na terça-feira (24) no Câmara Municipal.
Cerca de 50 pessoas participaram da ação, considerada base para as próximas etapas do Cidade Empreendedora, que visa o desenvolvimento econômico local. Na oficina do Mapa de Oportunidades, os participantes discutem os pontos fortes e fracos do município, enxergam as ameaças e oportunidades e, por fim, escolhem a área de atuação prioritária do programa.
“Tivemos discussões bem consistentes e embasadas, a população participou ativamente até o fim da oficina. A discussão ficou entre os eixos de atração de indústria, agricultura familiar e comércio e serviços. De forma unânime, o eixo escolhido foi comércio e serviços”, afirma o consultor do Sebrae/MS, Gustavo Schmidt.
Além de definir o eixo prioritário, os presentes já deram os passos iniciais para as etapas futuras do programa. Entre as medidas, a Associação Comercial do município irá cadastrar currículos da população, para formar um “banco de empregos”. Já o prefeito de Santa Rita do Pardo, Cacildo Dagno Pereira, se comprometeu a instalar uma sala de manipulação de alimentos.
Cidade Empreendedora
Desenvolvido pelo Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal, o programa visa aprimorar o ambiente econômico e fomentar negócios. Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/