Prefeitura e lideranças de Selvíria definem ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico

/ / Selvíria

Documento, elaborado com o apoio do Sebrae/MS, vai nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município

Nesta quinta-feira (1º), a equipe da Prefeitura Municipal de Selvíria e lideranças do município, como membros da Associação Comercial e representantes da agricultura familiar, participaram de uma reunião com o Sebrae/MS, na sede do Centro Municipal Administrativo, para estabelecer ações de melhorias para a cidade. O encontro seguiu os protocolos de biossegurança, como a exigência do uso de máscaras, e foi restrito a um número limitado de convidados.

A reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP), realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de confeccionar a partir do diálogo com os interlocutores locais e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para o município. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora em Selvíria.

Na data, o prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos, agradeceu o engajamento dos participantes. “Agradecemos ao apoio do Sebrae e a participação e empenho dos secretários municipais e aos demais envolvidos nesse projeto promissor. Juntos somos mais fortes, e podemos ir além”, enfatizou o prefeito gestor.

Durante a oficina também estiveram presentes o vice-prefeito, Jaime Soares Ferreira; o presidente da Câmara Municipal, vereador Hércules Flavio Barbosa, e os secretários municipais. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Lima, o encontro foi bastante produtivo para o município.

“Selvíria caminha para o pleno desenvolvimento e a oficina participativa contribui para essa trajetória. Acreditamos no processo participativo e quero destacar a importância do Programa Cidade Empreendedora como um instrumento fundamental para o fortalecimento da integração público-privada, para o fomento dos pequenos negócios e economia agrícola local. Das ideias apresentadas hoje, acredito que o tema ‘Orçamento Participativo’ foi muito interessante, pois coloca a população para debater sobre a aplicação dos recursos públicos”, ressaltou o secretário.

Segundo o consultor do Sebrae/MS, José Carlos Pereira, responsável por conduzir a oficina, a maioria das ações elencadas pelos interlocutores para serem desenvolvidas em Selvíria estão concentradas em dois eixos: fortalecimento da agricultura familiar e redução da evasão de consumo.

“Para ajudar o pequeno produtor pensou-se na criação de uma cozinha industrial que deve atender os assentamentos, além de projetos para a captação de recursos, aquisição de estufas e ações de incentivo à produção de própolis e a renovação das pastagens. Já para reduzir a evasão de consumo que, atualmente, é bastante elevada no município – pesquisas mostram que 71% das compras são feitas pelos moradores em outras cidades – há a ideia de fortalecer a Associação Comercial e auxiliar o comércio local por meio de oficinas e curadorias voltadas para os empresários”, pontuou o consultor.

As ações elencadas como importantes pelos participantes da oficina resultam em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico de Selvíria. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.

 

Cidade Empreendedora

A prefeitura de Selvíria aderiu pela primeira vez ao programa Cidade Empreendedora em 2021, e, junto a outros 21 municípios de Mato Grosso do Sul, recebe o acompanhamento do Sebrae por um período de 15 meses, com ações para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Entre as ações, estão desde a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.