Professor Transformador: Em Rio Verde de Mato Grosso evento reúne mais de 250 docentes

/ / Rio Verde de Mato Grosso

Como se reinventar enquanto profissional para transformar a realidade em que vive e inovar no âmbito da educação. Essas foram as principais abordagens do evento “Professor Transformador” que reuniu mais de 250 docentes e profissionais da educação, em Rio Verde de Mato Grosso, nessa segunda-feira (2). Realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Governo Municipal, a iniciativa foi promovida na Loja Filhos de Hiran e trouxe para o público palestra “A educação transformadora e as cidades”, ministrada por Edgar Andrade, criador do Canal Maker e co-fundador e ex-sócio da Mr. Plot, empresa criadora do Mundo Bita.

Para o secretário de educação, Valter Costa de Almeida, a parceria entre Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso e o Sebrae/MS é de suma importância para o desenvolvimento e capacitação dos docentes. O conhecimento trazido pela palestra se torna uma importante estratégia para contribuir com o processo de formação docente e oportuniza aprendizados referentes as metodologias educacionais, bem como aos procedimentos obtidos para as práticas desenvolvidas em sala de aula e em sociedade.

“A formação continuada é indispensável para que as instituições de ensino e equipes de educação acompanhem essas novidades e consigam evoluir e proporcionar uma educação ainda mais qualificada e completa aos alunos, promovendo impactos positivos em toda a comunidade escolar”, enfatizou o gestor.

Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, essa é mais uma iniciativa desenvolvida para contribuir com a qualificação docente no município. Desde 2021, o Sebrae tem atuado, por meio do Cidade Empreendedora, com a proposta de apoiar na formação dos professores para estimular a adoção de boas práticas e fomentar ao empreendedorismo nas escolas.

“Mais uma vez quisemos trazer aos professores novas informações para que eles possam criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas e envolventes para os estudantes, de modo a proporcionar não só o desenvolvimento das crianças, mas também o envolvimento da comunidade escolar, com a proposta de gerar transformação e impactar positivamente no território onde vivem”, enfatizou Priscila.

O evento abordou, ainda, assuntos que envolvem a superação do medo de errar para criar ambientes inovadores em sala de aula; a conexão entre ambientes de inovação e o futuro das cidades; bem como a preparação dos estudantes para profissões do futuro. Na oportunidade, o palestrante Edgar Andrade, também trouxe uma reflexão sobre o processo de mudança e a necessidade de fazê-lo enquanto profissional, para que dessa maneira possa transformar o contexto em que está inserido.

“É necessário pensar primeiro na nossa transformação e só então refletir sobre como podemos mudar a vida dos outros. Acredito que a gente precisa redesenhar o mundo para que possamos sobreviver nele e os professores são fundamentais nesse processo. A escola é um importante instrumento de conexão das cidades e dos negócios com o futuro, então, é preciso criar ambientes e experiências que estimulem a inovação e a resolução de problemas presentes na sociedade. Meu papel nessa palestra é promover essa reflexão e fazer provocações para que as pessoas se sintam instigadas a fazer as coisas de um modo diferente”, pontuou Edgar.

Profissionais de Rio Verde aprovam

Para os profissionais da educação que participaram do evento “Professor Transformador” a experiência foi de grande valia para enxergar a docência por outro ângulo e compreender que é possível aplicar novas formas de ensino em sala de aula. Para a diretora da Escola Municipal Doutor Cesar Galvão, Adriana Antônia Barbosa de Oliveira, a palestra foi muito importante para que os educadores comecem a ter um novo olhar e evoluir na maneira de educar. “Essa palestra nos possibilitará termos ideias que ajudarão a resolver os problemas do nosso cotidiano escolar. Nós somos os responsáveis em produzir o futuro. O futuro é agora”, destacou a diretora.

Professora na rede de ensino de Rio Verde, Darley Paixão da Silva Almeida, pontuou como o tema inovação abordado durante o evento se reflete diretamente no cotidiano do professor. “Tudo que foi abordado nessa palestra mexeu muito conosco. Tudo irá impactar em nosso método de ensinar. As explanações do professor Edgar nos trouxe as ferramentas necessárias que ajudarão no crescimento intelectual e profissional de cada aluno”, ressaltou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.