O Sebrae/MS, por meio do eixo Educação, do programa Cidade Empreendedora, executado em Bandeirantes em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou, no mês de junho, quatro capacitações voltadas para professores da Rede Municipal de Ensino com temática voltada para o incentivo à educação empreendedora no município. Foram abordados os temas “Entendendo a Gamificação na Educação”, “Metodologias Ativas na Educação”, “JEPP Anos Iniciais” e “Inovação e Empreendedorismo nas Escolas”.
De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, capacitar o corpo docente para o trabalho do empreendedorismo em sala de aula atende à uma das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Econômico do município que visa fomentar o empreendedorismo nas escolas.
Para ela, o trabalho vem incentivar a adoção de novas práticas voltadas à temática, visto que a Rede Municipal de Ensino já aplica a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) desde 2021, com o apoio do Sebrae/MS. “Essas iniciativas têm fortalecido a implementação da educação empreendedora nas escolas municipais, capacitando os educadores para promover uma educação de qualidade, transformadora e de impacto significativo na sociedade”, expôs Priscila Veloso.
Para a coordenadora da Escola Municipal José Bonifácio, Luciana Pontes, que participou da oficina “Metodologias Ativas na Educação”, a ação levou o conhecimento necessário aos professores, para o desenvolvimento de práticas empreendedoras de ensino. “Fiquei muito feliz com a visita do Sebrae, porque ela agregou por meio de orientações, nos instrumentalizando e reforçando sobre a importância da aplicação das metodologias ativas. O material foi muito bom e estamos entusiasmados para aplicação de tudo o que aprendemos aqui”, relatou a Luciana.
No mesmo contexto, a coordenadora da Escola Municipal Patotinha, Tânia Borges, que participou da oficina “Inovação e Empreendedorismo nas Escolas”, também se mostrou entusiasmada com as novas perspectivas proporcionadas pela oficina. “Foi muito bom aprender coisas novas, nós estamos partindo para o segundo ano do trabalho de empreendedorismo nas escolas e esse ano acredito que será ainda melhor. A metodologia utilizada foi muito interessante e com certeza será aplicada junto aos nossos estudantes”, pontuou Tânia.
Sobre a mesma oficina, a professora Maria Mendes afirmou ter adquirido novas ferramentas para aplicação de técnicas inovadoras no ensino dos estudantes. “Hoje nós tivemos a formação de professores e o momento foi muito edificante para nos instrumentalizar quando a implementação de uma metodologia inovadora de ensino em sala de aula, um tema que vem agregar muito no ensino dos nossos alunos”, declarou Maria.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.