Por meio do programa Cidade Empreendedora, através do eixo Educação, município de Caarapó adere a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)
O município de Caarapó, recebeu, na noite de quarta-feira (22), a primeira palestra da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), ofertada através do eixo Educação Empreendedora, do programa Cidade Empreendedora. A capacitação ocorreu no Sindicato dos Professores Municipais de Caarapó (SINTED), onde educadores da Rede Municipal de Ensino puderam conhecer novas formas de trabalhar o empreendedorismo junto aos estudantes. O encontro contou com a participação de 131 docentes.
Na escola, os docentes participaram da palestra de sensibilização da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do Ensino Fundamental. De acordo com a gestora estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, o encontro veio para explicar como funciona a metodologia.
“A palestra marca o início das atividades do eixo de Educação dentro do programa Cidade Empreendedora e é muito importante, pois, por meio dessa sensibilização, apresentamos aos professores e às equipes pedagógicas das escolas como o JEPP pode ser aplicado em sala de aula. Após essa palestra, os professores serão capacitados por meio de um curso para que possam começar a aplicar a metodologia com os estudantes a partir do segundo semestre deste ano”, pontuou a gestora.
A consultora do Sebrae/MS, Idete Boschetti, destaca a importância da metodologia para abordar não só a pauta do empreendedorismo, mas também, possibilitar que as crianças desenvolvam novas habilidades. “A metodologia possibilita o aprendizado de forma lúdica, de acordo com a faixa etária do estudante, e, principalmente, faz com que ele adquira comportamentos empreendedores, autoconhecimento e espírito de coletividade. Além disso, traz um novo ambiente de aprendizagem e possibilita aos alunos e professores um olhar mais observador para identificar, ao seu redor, oportunidades de inovação mesmo em situações desafiadoras”, esclareceu a consultora.
De acordo com o prefeito de Caarapó, André Nezzi, esse trabalho é mais uma iniciativa que será executada no município por meio do programa Cidade Empreendedora, uma ferramenta importante para a promoção do desenvolvimento local. “Em parceria com o Sebrae, vamos elaborar ações que melhorem o desempenho do nosso município, então, temos grandes expectativas. Tenho certeza de que juntos vamos promover ações que possam beneficiar a cidade a longo prazo e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, pontuou o André.
Sobre o JEPP
Para que a metodologia do JEPP seja aplicada em sala de aula, o Sebrae/MS capacita os docentes e possibilita que o tema empreendedorismo seja trabalhado com estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental. Com cada turma, o empreendedorismo é abordado de uma forma diferente.
Por meio dessa abordagem, são desenvolvidos diversos produtos pelos alunos, com a supervisão e orientação dos professores, tendo como base a cultura do empreendedorismo. Ao final da iniciativa no ano letivo, são realizadas as Feirinhas do JEPP – eventos abertos para a comunidade que mostram o resultado do trabalho realizado com todas as turmas.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser acessadas no site oficial ou pelo número 0800 570 0800.