Empresários e funcionários dos empreendimentos receberam capacitação para a melhoria de processos e resultados
O município de Rio Verde de Mato Grosso recebeu, nessa terça-feira (12), uma oficina de Inovação para o Varejo. A ação foi realizada pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal e reuniu cerca de 20 pessoas que discutiram as rotinas empresariais e buscaram melhorias para os processos de trabalho. Os participantes puderam visualizar oportunidades e soluções viáveis para aplicação no cenário local, por meio da ação, que ocorreu no Sindicato Rural da cidade.
Para a consultora do Sebrae/MS Ana Carla Castello, responsável por ministrar a oficina, o encontro possibilitou a interação entre os participantes e teve grande representatividade, já que atuam em setores diferentes. “A equipe compreendeu que poderia trabalhar em inovações conjuntas, um facilitando o trabalho do outro e sem a necessidade de ferramentas sofisticadas para isso. São pequenas ações, com grande impacto para o cliente, pois ele é o foco. Nós conseguimos, assim, solucionar um problema de forma criativa e inovadora”, destacou.
De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Paiva, o evento foi uma oportunidade de abordar assuntos que refletem diretamente na vida do empreendedor. “Investir em inovação é essencial para empresas, independentemente do porte, manterem-se ativas e competitivas no mercado. As dificuldades enfrentadas para ir de uma ideia até sua implantação é uma realidade dos negócios. E a oficina de Inovação para o Varejo vem com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de estratégias e ações necessárias para romper esses obstáculos”, expôs a analista.
Afirmando a importância da ação na forma de lidar com o cliente, a colaboradora da Boi Chic Agro e Pet, Cecília Barreto, comentou sobre suas expecativas a partir de agora. “A oficina melhorou nossa forma de enxergar as necessidades do cliente, o que nos permite uma melhor abordagem no momento da compra e com isso conquistar mais compradores”, disse.
Como empresário, o proprietário da Comercial Pantanal, Douglas Rodrigues, salientou os reflexos de ações como essa, no fortalecimento da equipe e na padronização do atendimento. “A oficina nos deu ferramentas para melhor atender os clientes trazendo eficiência e uniformidade nos processos ao nosso empreendimento”, comentou.
Para Laurenilza Lobo, que trabalha com a venda de salgados para eventos, por meio da Delícias da Laura, a ação permitiu que ela analisasse melhor seu negócio e o relacionamento com seu cliente. “Por meio do mapa trabalhado na oficina, consegui compreender a melhor forma de lidar com cada tipo de comprador. Essa visão irá facilitar o dia a dia do meu trabalho, sem dúvidas”, pontuou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site oficial.