Projeto Recicla Verdinho é lançado em Santa Rita do Pardo com ações voltadas à agricultura familiar e educação ambiental

/ / Santa Rita do Pardo

Iniciativa é promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, e conta com o apoio da Bracell

O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Pardo e Bracell lançaram o projeto Recicla Verdinho, nessa quarta-feira (9), na Escola Municipal Raimundo Cândido. A iniciativa visa a conscientização das crianças sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental, além de promover o consumo de alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar.

Serão contemplados pela iniciativa 200 estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O projeto possibilita que os alunos troquem itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet e recipientes plásticos, por moedas sociais chamadas “verdinhos” e, com elas, podem adquirir alimentos na feira da cidade. O valor dos produtos será repassado aos produtores pela empresa Bracell, que forneceu R$ 5 mil para a execução do projeto.

Estudantes da Escola Municipal Raimundo Cândido, em Santa Rita do Pardo, acompanharam o lançamento do Recicla Verdinho

Para o prefeito de Santa Rita do Pardo, Lúcio Costa, o programa associa conceitos importantes de sustentabilidade e empreendedorismo para os alunos do município. “O Recicla Verdinho é um programa de excelência, que ensina as crianças a terem consciência ambiental e a saberem a procedência dos produtos que utilizam na mesa de suas casas, valorizando assim os produtores Rurais, ao mesmo tempo em que estimulam os estudantes a saberem mais sobre empreendedorismo”, afirmou o líder do executivo municipal.

De acordo com o analista-técnico, Edvaldo Araújo, o projeto Recicla Verdinho desempenhará um papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar no município, ao mesmo tempo em que estimula a conservação do meio ambiente e promove a segurança alimentar das famílias. “O objetivo dessa ação é garantir renda para aqueles que vivem e produzem no campo, uma vez que a utilização da moeda social incentiva o consumo de alimentos saudáveis pelas famílias, contribuindo para o fortalecimento dos pequenos negócios rurais. Como consequência, os alunos ainda aprendem mais sobre empreendedorismo e contribuem com a sustentabilidade”, pontuou.

Já para o presidente da Associação Mista dos Produtores do Assentamento São Thomé (AMPAST), Valdionor Duarte, o projeto é importante pois, além dos reflexos no meio ambiente e na economia local, valoriza o trabalho dos produtores rurais e dos trabalhadores da reciclagem. “Parabenizo a todos os envolvidos na execução do projeto no município. Essa ação permite aos alunos contribuírem para a reciclagem ao mesmo tempo em que estimulam o trabalho dos produtores rurais e adotam hábitos saudáveis de alimentação”, pontuou Valdionor.

No projeto Recicla Verdinho, cada estudante terá a oportunidade de trocar dez itens de reciclagem por um “verdinho”. Essa moeda social poderá ser utilizada para adquirir produtos da agricultura familiar nas feiras, em barracas identificadas como apoiadoras do projeto. O material reciclável coletado pelos alunos será doado para a Associação Bataguassuense de Catadores de Materiais Recicláveis.

O valor dos produtos fornecidos para as crianças será repassado integralmente aos produtores pela Bracell, promovendo o fortalecimento da economia local e incentivando a agricultura familiar. A troca dos produtos será viabilizada através da participação de, pelo menos, seis pequenos produtores da região, que estão cadastrados no projeto e oferecerão uma variedade de produtos frescos e saudáveis.

Em Mato Grosso do Sul, além de Santa Rita do Pardo, essa iniciativa também é realizada em Amambai, Bataguassu, Bela Vista, Caarapó, Costa Rica, Dourados, Inocência, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso. Essa expansão do projeto visa promover a sustentabilidade, incentivar a reciclagem e proporcionar uma alimentação mais saudável para as crianças. Com a participação de diversos municípios, a iniciativa fortalece o compromisso com a educação ambiental, o consumo consciente e o desenvolvimento econômico local.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.