Receita de Costela com Purê é vencedora da etapa municipal de Camapuã no 2º Desafio Estadual das Merendeiras

/ / Camapuã

Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais e fortalecer a agricultura familiar

A etapa municipal do 2º Desafio das Merendeiras em Camapuã aconteceu nos dias 11 e 12 de agosto, sexta-feira e sábado, respectivamente, e teve como o prato vencedor “Costela com Purê de Mandioquinha à Monção”, da merendeira Cícera Auzeni da Silva.

O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, e incentiva o uso de produtos mais saudáveis.

A etapa municipal do Desafio das Merendeiras foi dividida em dois dias. Na sexta-feira (11), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, sábado (12), um corpo de jurados, composto por representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.

No evento, a secretária de educação do município, Selma Maria Rodrigues Ramires, ressalta a importância de uma merenda saudável. “Nós temos hoje na rede municipal de ensino mais de 1.570 alunos e todos com alimentação saudável. Então, para nós, esse segundo desafio de merendeiras é muito gratificante, porque está valorizando as nossas merendeiras, que não medem esforços para levar isso aos nossos alunos”, conta a secretária. Já para o secretário do Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo da região, Antônio Giovani Diniz da Rocha, o reconhecimento também se deve à agricultura familiar. “Nossos produtores que fornecem os produtos, a matéria-prima para a fabricação e a produção da nossa merenda. Por isso, eles merecem o nosso reconhecimento, porque são eles que enfrentam de sol a sol, a labuta para produzir os alimentos básicos que compõem a nossa merenda escolar”, informa o secretário.

Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, outro objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.

“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.

“Eu sempre faço a merenda das crianças como se fosse para um filho meu comer”. Essa fala é da merendeira vencedora da etapa municipal de Camapuã, que participou do desafio pela segunda vez. “O ano passado eu participei do desafio, mas não imaginei que eu chegaria ao primeiro, mas sempre quando eu tenho um objetivo, eu vou, eu busco, e tento dar o melhor de mim”, ressalta a merendeira.

A premiação ocorreu na Cantina Central, na Rua Campo Grande, 34, Jardim dos Palmares. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.

Além de Camapuã também participam da disputa os municípios de Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.

Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Camapuã

1º lugar – Cícera Auzeni da Silva com o prato Costela com Purê de Mandioquinha à Monção

2º lugar – Lucimeire de Oliveira Silva e Amorim com o prato Peixe à moda irmãos Leme, Arroz Colorido e Salada Verde

3º lugar – Euda Oliveira Borges com o Prato Virado à Monçoeiro e Arroz Colorido

Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.