Programa passou a ser executado pela primeira vez no município este ano e promove ações para transformar a economia
Nesta quinta-feira (16), Rio Verde de Mato Grosso comemora mais um aniversário, quando completa 68 anos de história. O município está situado a 203 quilômetros da capital sul-mato-grossense e, de acordo com a projeção feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado atingiu a marca de quase 20 mil habitantes.
Como a principal vertente econômica da cidade aparece área de Comércio e Serviços. Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) apontam que, em 2018, esse foi o setor que mais contribuiu para o volume do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade. No total, a geração de riquezas resultou em R$ 468 milhões e 61% desse valor corresponde à área de Comércio e Serviços. Em seguida, como a segunda maior contribuição setorial, aparece a Agropecuária com quase 31% e a Indústria com quase 7%.
Para impulsionar, ainda mais, o crescimento de Rio Verde de Mato Grosso, neste ano, a Prefeitura Municipal aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular Semagro, Jaime Verruck, a parceria vem para somar com o trabalho feito pela gestão do município.
“Parabenizo Rio Verde pela história que construiu. O município, portal do Pantanal, é uma terra de oportunidades. A cidade experimenta um momento de transformação com o início da industrialização, do desenvolvimento da atividade agrícola e da recente inserção da suinocultura. Rio Verde precisa olhar para o futuro e o Cidade Empreendedora está auxiliando nesse processo. O programa fortalece as pequenas empresas irá ajudar na melhoria do ambiente de negócios, aumentar a geração de emprego e promover o desenvolvimento”, ressaltou Verruck.
Cidade Empreendedora em Rio Verde de Mato Grosso
Com a proposta de transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa é executado no município desde março quando teve início a ação “Sebrae na sua Empresa”. Agentes da instituição visitam os pequenos negócios para identificar qual é a necessidade dos empresários e propor soluções, no total, mais de 500 empreendedores já foram atendidos.
O “Sebrae na sua empresa” é uma das ações que integram a linha de atuação do programa direcionada ao atendimento do pequeno empresário. Em Rio Verde, esse público corresponde a 84% da densidade empresarial e ao fortalecê-lo é possível promover a geração de emprego e renda no município. Além desse trabalho, o Cidade Empreendedora levou para Rio Verde, em conjunto com o Senai, cursos gratuitos para empreendedores e trabalhadores por meio de unidades móveis de capacitação voltadas para as áreas de Automotiva, Construção Civil, Transformação Digital e Informática.
Junto com o trabalho desenvolvido na área urbana, o produtor rural também recebe o apoio do Sebrae/MS para que possa melhorar a produtividade e as vendas. Além do suporte direto ao empreendedor, seja no campo ou na cidade, outra vertente do programa Cidade Empreendedora atua no âmbito das políticas públicas com o objetivo de desburocratizar processos e melhorar o ambiente de negócios. O eixo de Compras Públicas está ligado a este tipo de atuação e os trabalhos estão em execução em Rio Verde.
Foram apresentadas estratégias que podem ser adotadas pela prefeitura para fomentar o desenvolvimento da cidade, a partir das compras feitas pelo próprio município. Uma delas é fazer com que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação. Na área de Compras Públicas, os funcionários da prefeitura também são capacitados para tornar o processo licitatório mais célere e eficiente.
Outra ação que foi realizada no município integra o eixo Educação Empreendedora – é a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que visa despertar nas crianças e adolescentes a criatividade e o interesse pelo empreendedorismo. Para que a temática seja trabalhada com os alunos do 1º ao 9º ano em sala de aula, ou de forma virtual, o Sebrae realizou a capacitação dos professores e, neste mês, os estudantes entregaram uma mostra para à Prefeitura Municipal com os produtos desenvolvidos.
Além de promover uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas, o programa também atua para estimular o desenvolvimento empresarial e formar lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora. Nessa linha, o prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Réus Fornari, participa da mentoria de prefeitos, com um consultor do Sebrae/MS que também já foi líder do executivo e oferece suporte na solução de problemas e implementação de boas práticas.
Por meio do eixo “Liderança”, também foi realizada no município a Oficina de Planejamento Participativo que reuniu representantes da administração pública e dos principais setores econômicos, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para que fossem elencadas as ações prioritárias voltadas para melhorar o município. Esse diálogo com os interlocutores e a análise de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, deram origem ao Plano de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde que foi lançado em novembro.
O documento norteia a execução do programa Cidade Empreendedora no município e é composto por 26 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, fazer com que a população compre mais do comércio local, aumentar a autoestima dos moradores, transformar desemprego em empreendedorismo, atrair novos empreendimentos, promover a inovação na gestão pública, além de alavancar a área do turismo. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.