O Sebrae/MS realizou em Aparecida do Taboado, na quinta-feira (14), uma rodada de negócios para aproximar grandes empresas, as chamadas âncoras, dos pequenos negócios do município e região Costa Leste, com interesse em ampliar rede de contatos e firmar novas parcerias.
Promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Aparecida do Taboado (ACIAT), a ação viabilizou o networking e fomentou novos negócios, incentivando a compra local de produtos e contratação de serviços.
Durante a iniciativa, foram realizadas reuniões entre os participantes de forma simultânea e com tempo pré-determinado, oportunidade em que cada empresário e microempreendedor pôde apresentar seus respectivos negócios e ramos de atuação. Nesta edição, participaram 15 empresas âncoras e 48 pequenas e médias empresas de setores variados e a expectativa gerada em negócios foi de R$ 1.236.500,00.
Para Luana Gabriela Silveira Martins, empresária do ramo alimentício pelo Restaurante e Pizzaria Recanto em Aparecida do Taboado, participar da rodada de negócio abriu novos caminhos. “Tive oportunidade de oferecer meu produto para empresas que ainda não eram parceiras”, pontua a empresária.
Empresário do setor de usinagem e soldas, Jardel Gianini Alves representou a Tornearia Usitorno, instalada em Aparecida do Taboado, e para ele a rodada superou as expectativas. “Oportunidade para expor nossos serviços, aproximar as empresas pequenas das grandes e gerar lucro para ambas. E tudo isso retorna para o para o município, gerando mais desenvolvimento”, diz Jardel.
A gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori reforçou que Aparecida do Taboado tem um ranking importante de grandes empresas, multinacionais. Algumas instaladas há mais de 40 anos, como é o caso da usina de álcool e açúcar, Alcoolvale que participou da rodada.
“Essas âncoras fazem negócios comprando, mantendo sua frota, adquirindo materiais, sejam eles permanentes ou até de limpeza e tudo isso proporciona negócio. O que nós queremos é fortalecer este ambiente e trazer oportunidade para o pequeno e médio empresário. O Sebrae tem a expertise em conversar com empresas e reunir os protagonistas em um único ambiente para fortalecer o comércio local e promover o dinamismo econômico de um município forte como Aparecida do Taboado”, destacou a gerente.
Fátimo Dias, secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida do Taboado, entende que a rodada gera visibilidade para a cidade. “Vejo isso com grandeza, um grande desenvolvimento. São iniciativas que antes não tínhamos. Vejo isso com bons olhos e fico agradecido em nome da Prefeitura, pela oportunidade de desenvolvimento que teremos. Entendo que essa parceria com o Sebrae, Cidade Empreendedora e conexões corporativas é muito frutífera”, declarou o secretário.
Segundo a analista de relacionamento e negócios do Sebrae/MS e gestora do programa Cidade Empreendedora de Aparecida do Taboado, Ana Flávia Arrais, uma das principais vertentes do programa é dar apoio ao empresário e auxiliá-lo a se desenvolver, logo a Rodada de Negócios, é uma das iniciativas que tem esse propósito e contribui para o processo de fortalecimento do comércio local. “A ação auxilia neste contexto, uma vez que promove a aproximação entre as empresas locais, as indústrias, a prefeitura e as micro e pequenas empresas. Temos uma expectativa muito boa que de os negócios se concretizem e as pequenas empresas consigam ampliar as vendas”, pontuou.
Na ocasião, instituições financeiras também participaram, com oferta de acesso a crédito e linhas de financiamento. Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MS no âmbito do programa Cidade Empreendedora ligue para o número 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.