Sabor tradicional: Arroz carreteiro vence etapa municipal do 2º Desafio das Merendeiras em Santa Rita do Pardo

/ / Santa Rita do Pardo

Iniciativa do programa Cidade Empreendedora valoriza profissionais que preparam os alimentos nas escolas e fomenta agricultura familiar do município

Com a preparação da receita de arroz carreteiro, a merendeira Valdeci Alves da Silva Magrini, da Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, foi a primeira colocada na etapa municipal de Santa Rita do Pardo, do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, realizado nessa semana, visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, e incentiva o uso de produtos mais saudáveis, oriundos da agricultura familiar, fortalecendo os pequenos negócios do campo.

A etapa municipal do Desafio das Merendeiras foi dividida em dois dias. Na quarta-feira (19), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo Chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, um corpo de jurados, composto por cinco representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.

Por meio do workshop, merendeiras aprenderam técnicas de manipulação de alimentos e forma de otimizar a utilização dos ingredientes nas receitas.

Para a nutricionista que atua na Prefeitura Municipal e é responsável por selecionar os alimentos que serão adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para compor a merenda, Elaine Martins da Silva, o workshop antes da premiação trouxe técnicas que irão contribuir com o trabalho desenvolvido pelas profissionais. “A capacitação é sempre importante, é lá que elas podem aprender o reaproveitamento de alimentos, desde cascas a folhas que poderiam ser descartadas. É bem produtivo”, afirma a profissional.

Já a premiação foi realizada nessa quinta-feira (20), na Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, e reuniu autoridades como o prefeito de Santa Rita do Pardo, Lúcio Costa, a primeira-dama e secretaria de Assistência Social, Dixie Costa, a gerente regional do Sebrae/MS, Josi Signori, a secretária de Agricultura Familiar, Criser Luã e o presidente da Associação Grupo Safra de São Tomé, Valdionor Souza Duarte.

Valdeci Alves da Silva Magrini, merendeira da Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, conquistou o primeiro lugar na competição com a receita arroz carreteiro.

De acordo com o presidente da associação, Valdionor Souza Duarte, o desafio tem um papel relevante no fortalecimento da agricultura familiar, pois os ingredientes que compõem a receita são fornecidos pelos produtores da associação. “Conseguimos acompanhar desde o plantio, a manipulação desses alimentos, até chegar na mesa dos nossos alunos, filhos, da comunidade. Para nós, é muito gratificante participar disso tudo”, finaliza Valdionor.

Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si. A final está prevista para acontecer em outubro, em Campo Grande, e irá premiar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar.

Além de Santa Rita do Pardo também participam da disputa os municípios de Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.

Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Santa Rita do Pardo:

1º lugar: Valdeci Alves da Silva Magrini, merendeira da Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, com a receita arroz carreteiro.

2º lugar: Cleide Pereira Rodrigues Limeira, merendeira da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, com a receita farofa nutricional.

3º lugar: Patrícia Mara Campos da Silva Castro Lima, merendeira da Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, com a receita de arroz nutritivo.

4º lugar: Adriana Bitencurte dos Santos, merendeira da Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, com a receita sopa de legumes.

5º lugar: Edivania da Costa Freitas, merendeira da Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Arcanjo dos Santos Júnior, com a receita torta de frango com legumes.

Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.