Campo Grande foi uma das cinco cidades brasileiras a receber o workshop que reuniu gestores públicos de municípios Cidade Empreendedora e lideranças de todas as regiões do Estado
Gestores públicos e lideranças de Mato Grosso do Sul engajados no desenvolvimento dos territórios e fortalecimento dos pequenos negócios participaram, nessa segunda-feira (10), de um workshop realizado pelo Sebrae, em Campo Grande. Para fornecer ferramentas que possibilitem ao público tomar decisões assertivas diante de situações polarizadas presentes na sociedade contemporânea, a capacitação trouxe uma metodologia internacional apresentada pelo Polarity Institute, sediado nos Estados Unidos. Durante o evento, as lideranças tiveram a oportunidade de aprender com a experiência de Cliff Kayser, facilitador com mais de 30 anos de atuação na temática.
Campo Grande foi uma das cinco cidades brasileiras a ser escolhida para sediar o workshop, representando a região Centro-Oeste do país. O município foi selecionado pelo Polo Nacional de Liderança do Sistema Sebrae juntamente com Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO) e Florianópolis (SC), por conta do trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MS no engajamento e formação de lideranças. Desde o início do projeto Polo de Liderança em Mato Grosso do Sul, em outubro de 2021, já foram realizados mais de 2.366 atendimentos a pessoas interessadas em aprimorar habilidades de gestão e liderança.
Durante a abertura do evento, estiveram presentes o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, e a diretora-técnica da instituição, Sandra Amarilha. Mendonça destacou a importância do papel do líder para fomentar o desenvolvimento das regiões em que estão inseridos, além de auxiliar na construção de uma sociedade mais justa. O conhecimento trazido pela formação irá auxiliá-los nesse processo.
“Este evento é uma oportunidade prática e focada para trazer aos participantes técnicas que farão a diferença no dia a dia, tanto na atuação do gestor e da liderança no próprio município em que estão inseridos, mas também no âmbito pessoal. Oferecemos ferramentas para que essas pessoas possam desempenhar a função que ocupam com cada vez mais excelência e impulsionando a transformação dos territórios”, ressaltou Mendonça.
Segundo o coordenador nacional do Polo de Liderança do Sistema Sebrae, Julio Cezar Agostini, trazer o workshop internacional para Mato Grosso do Sul, como representante da região Centro-Oeste, além das outras cidades do país, faz parte da estratégia de nacionalizar o trabalho desenvolvido pela instituição com as lideranças, que hoje já está presente em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. “O líder é o grande parceiro estratégico do Sebrae para promoção de transformação, por ter grande poder de influência na sociedade. Com essa iniciativa, queremos fortalecer a atuação das lideranças em todo o país, promovendo o desenvolvimento e estimulando o empreendedorismo em diferentes regiões”, enfatizou Agostini.
Na data, foram convidados para participar da capacitação os prefeitos e secretários de 19 municípios que compõem o ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora – iniciativa desenvolvida pelo Sebrae/MS, em parceria com as administrações municipais, com a proposta de promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos fazem parte do ciclo Expansão.
Além dos gestores públicos, também foram convidados os presidentes e lideranças que representam as agências, associações de desenvolvimento, e movimentos criados a partir da execução do programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional). Atualmente, são seis grupos no Estado: Celeiro MS, Conevale, Fronteiras da Inovação, Norte Forte, Movimenta Pantanal e Associação Integra Costa Leste.
Lideranças aprovam
O workshop apresenta técnicas que auxiliam os participantes a tomarem decisões assertivas diante de cenários complexos. Polarity Thinking, como o nome da própria metodologia diz é o ‘pensamento das polaridades’, ou seja, como enxergar a melhor solução em situações adversas. A metodologia expõe que, muitas vezes, apesar de haver opções divergentes a serem consideradas pelo líder, os contextos são importantes e a necessidade de uma não deve excluir a outra, então, a técnica permite harmonizar forças opostas e alcançar um equilíbrio que resulte em decisões eficazes.
Para os participantes, a metodologia apresentada foi de grande valia, principalmente, quando envolve a atuação do profissional enquanto gestor público. O prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, por exemplo, destacou a complexidade das decisões enquanto líder do executivo e a necessidade de ser assertivo para evitar impactos negativos na vida das pessoas. “A metodologia apresentada vem em uma boa hora, pois lidamos constantemente com conflitos e decisões adversas na vida pública. Ter um equilíbrio e raciocinar para tomar decisões eficientes é de grande valia. Estou muito contente com a metodologia e acredito que ela servirá não apenas para a parte executiva, mas também para as decisões de vida em geral”, avaliou.
Já o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, enfatizou a relevância dessa profissionalização para líderes, especialmente para aqueles que ocupam cargos como prefeito, responsáveis por liderar grupos. “Estamos no caminho certo ao contar com a expertise do Sebrae para nos capacitar. Isso nos prepara para enfrentar situações adversas, bem como nos ajuda a entender que existem diferentes perspectivas, cada uma com suas razões, erros e acertos. A vida é uma complementação constante, e reconhecer isso é fundamental”, afirmou o prefeito.
Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento de Dourados, Cleriston Recalcatti, destacou a importância do tema abordado, tanto para os gestores públicos quanto para a sociedade como um todo. Recalcatti também frisou a responsabilidade envolvida na tomada de decisões e enfatizou o equilíbrio entre agir e planejar a ação como um aspecto fundamental. “É um tema extremamente relevante não apenas para os gestores públicos, mas também para toda a sociedade e comunidades. Hoje, tomar decisões envolve sempre uma grande responsabilidade. Este evento representa uma oportunidade valiosa para absorvermos constantemente novos conhecimentos e experiências. Portanto, é extremamente positivo”, disse.
Jefferson Trambuch, presidente do grupo Celeiro MS, ressaltou a importância de aprender a lidar com as polaridades presentes na sociedade e saber aproveitar o melhor delas. Ele destacou a visão de somar os diferentes lados em vez de excluí-los, e enxergar a capacidade de contribuição mútua entre eles. “Vivemos em uma sociedade extremamente polarizada, e aprender a lidar com essas polaridades é fundamental. Acredito que esse treinamento trará benefícios significativos nesse sentido. A polaridade não se trata de uma escolha entre uma coisa ou outra, mas sim de somar os dois lados e aproveitar o que cada um tem a oferecer. Essa habilidade de enxergar, por meio das polaridades, a capacidade de somar é um dos grandes conhecimentos que adquiri com esse treinamento”, concluiu.
Cidade Empreendedora
No programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras municipais, o eixo Liderança desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos pequenos negócios e na melhoria do ambiente empreendedor. O programa não se limita apenas ao apoio aos empreendedores, mas também busca capacitar os gestores públicos para tornar os processos mais eficientes e implementar inovações.
Além disso, o programa atua no fortalecimento das entidades de classe, como Sindicatos Rurais e Associações Comerciais, com o objetivo de promover ações conjuntas em prol da transformação socioeconômica. Nesse contexto, a liderança é um dos principais eixos de trabalho, com iniciativas voltadas para a formação de líderes engajados que possam mobilizar pessoas e despertar seu potencial para atuarem em conjunto em prol do desenvolvimento da comunidade e do município como um todo.
Ao todo, 37 cidades de Mato Grosso do Sul integram o programa Cidade Empreendedora: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora e a respeito do Polo de Liderança em Mato Grosso do Sul podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.