Sebrae e parceiros promovem Circuito de Negócios em Camapuã durante feira agropecuária

/ / Camapuã

Consolidar Camapuã, na região norte de Mato Grosso do Sul, enquanto Rota dos Negócios Agropecuários do Estado: esta foi a proposta da programação do Circuito de Negócios, que integrou a 44ª edição da Expocam – Exposição Agropecuária, na sede da Associação dos Criadores de Camapuã (ACRICAM), entre os dias 6 e 12 de maio no município. O Circuito foi uma realização do Sebrae/MS, junto aos parceiros: Prefeitura Municipal, ACRICAM, Associação Comercial Empresarial (ACECAM) e Sindicato Rural de Camapuã.

Para o secretário executivo de Qualificação Profissional e Trabalho na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Bruno Gouvêa Bastos, este tipo de evento contribui para gerar oportunidades de negócios.

“Camapuã tem uma pujança grande no agronegócio com números significativos dentro do Estado, que por sua vez vem investindo em infraestrutura e otimizando a logística para atrair novos investimentos privados no setor agroindustrial, tanto para empresários brasileiros quanto para estrangeiros. O Estado está passando pelo melhor momento econômico da sua história e ter em único evento a participação destes atores responsáveis por promover o desenvolvimento da região vai gerar novas oportunidades para as pessoas, dinamizando a economia como um todo e fazendo o município crescer”, disse Bastos.

Dentro da programação, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, o Sebrae realizou o Circuito de Energias Renováveis, no último dia 9 de maio. Nele, onde os participantes receberam orientações sobre como otimizar os custos dos negócios com energia elétrica para tornarem-se mais sustentáveis e competitivos, a partir de uma palestra. Além disso, na data, instituições financeiras que possuem linhas de crédito voltadas para o financiamento de iniciativas sustentáveis marcaram presença.

“Uma ação realizada em parceria com as principais entidades da cidade unidas em prol de levar ações de oportunidades de geração de negócios. Oportunizamos que a sociedade conhecesse mais sobre energias renováveis, e as palestras e conteúdos apresentados foram de extrema importância e conectados com a realidade do agronegócio de Camapuã”, avalia o analista-técnico do Sebrae/MS, Lucas Borelli.

Sessão de Negócios fomentando a economia

Com o intuito de potencializar a geração de oportunidades, o Circuito de Negócios também contou com uma sessão de negócios. A atividade proporcionou o encontro entre empresas compradoras e pequenos negócios locais por meio de reuniões comerciais simultâneas, onde os empreendimentos apresentaram produtos e serviços, trocaram experiências e geraram novos negócios, abrindo possibilidades para vários setores.

Para a empresária Maria Andréa Juliana França, que tem uma empresa de assessoria rural que oferece serviços como a elaboração de projetos para financiamento rural, o conteúdo das palestras e a rodada de negócios trouxe conhecimentos essenciais para o desenvolvimento do setor.

“Os palestrantes trouxeram um conhecimento muito rico sobre o mercado atual, técnicas de produção e até mesmo sobre sucessão familiar. São informações essenciais para nós, tanto do comércio quanto para os produtores e empresários. Recomendo sempre a participação de todos, pois o Sebrae está aqui para nos ajudar a manter nosso segmento, expandir nossos negócios e comercializar nossos serviços, que é exatamente o que precisamos para crescer e nos desenvolver” ressaltou a empresária.

Para Silvana Rodrigues, da Unigran de Camapuã, o Circuito de Negócios alcançou o objetivo de aproximar fornecedores e empresários, e a participação ampliou horizontes, gerando a possibilidade de novos negócios. “Participar deste projeto foi muito gratificante, pois apesar de estar no mercado em Camapuã há 17 anos, existem muitas empresas hoje aqui presentes que eu não conhecia. Agendei visitas por conta dessa conversa inicial que o Circuito proporcionou e acredito que a partir daqui vão surgir muitos frutos para minha empresa” relatou a docente.

Mais informações aos empreendedores podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.