Sebrae e Raízen capacitam pequenos negócios da região sul para fortalecimento da cadeia produtiva

/ / Caarapó, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante

Projeto “Desenvolve MS” qualificou empreendedores nos municípios de Caarapó, Dourados, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante

Para fomentar o encadeamento produtivo na região Sul de Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS e a Raízen, empresa que se destaca no setor de bioenergia e é a maior produtora brasileira de etanol, realizaram no estado o projeto “Desenvolve MS”. No primeiro ciclo da iniciativa, 17 pequenos negócios localizados em Caarapó, Dourados, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante que possuem potencial para tornarem-se fornecedores do grande empreendimento foram acompanhados com consultoria especializada e alcançaram resultados expressivos como a melhoria do negócio e ampliação do mercado de vendas.

Por meio do eixo “Conexões Corporativas” do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae em conjunto com as Prefeituras dos municípios nos quais as empresas estão localizadas, as empresas participantes foram selecionadas de acordo com a capacidade que possuíam de fornecimento de produtos e oferecimento de serviços. A partir disso, o grupo foi acompanhado durante seis meses, de setembro de 2022 a março deste ano, para que pudesse atender às exigências e aprimorar processos.

O trabalho teve início com um diagnóstico que analisou aspectos como gestão financeira, produtividade, perfil do empreendedor e áreas como marketing e vendas. Com os dados obtidos elaborou-se um plano de ação para cada empresa, aplicado através de consultoria, o que resultou em um aumento de 28% no índice de competitividade dos pequenos negócios, quando comparada a mensuração final com a inicial.

De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Hugo Bittar, atuação conjunta entre Sebrae e Raízen foi essencial para o desenvolvimento da cadeia produtiva local, pois, a qualificação possibilitou a contratação de pequenos negócios por parte da grande empresa. “A Raízen antecipou compras no valor de R$ 35 milhões com os fornecedores participantes do programa e isentou-os do pagamento de cerca de R$ 31,2 mil pela manutenção do cadastro em um sistema externo. Esses resultados demonstram o comprometimento da Raízen e do Sebrae com o desenvolvimento dos fornecedores, contribuindo para o fortalecimento da economia local e para o desenvolvimento, pois ao investir no pequeno negócio, gera emprego e renda para os municípios”, pontuou Hugo.

Para a Raízen, Mato Grosso do Sul é considerado um estado estratégico, pois atualmente, quatro dos 12 municípios brasileiros que mais se destacam pelo volume da produção canavieira estão localizados na região, onde a empresa possui três unidades – duas em Rio Brilhante e uma em Caarapó. O projeto em parceria com o Sebrae/MS é uma das iniciativas da empresa voltada para dinamizar o investimento no Estado, com uma estratégia que inclui o fortalecimento da cadeia de fornecedores, levando oportunidades para os pequenos negócios.

“A Raízen entende que só conseguirá redefinir o futuro da energia, e atingir um ambicioso plano de expansão de portfólio de energias renováveis, se esses parceiros crescerem junto com a companhia. É por isso que o mote do programa é ‘Redefinir é crescer junto’. Considerando os ótimos resultados desse primeiro ciclo, desenhamos um plano de expansão para o programa, renovando a parceria com o Sebrae. Esse movimento inclui mais vagas para o novo ciclo no Mato Grosso do Sul e consultoria totalmente patrocinada pela Raízen”, destaca Isadora Capeletti, coordenadora de compras sustentáveis da Raízen.

Além da consultoria técnica fornecida pelo Sebrae, esse processo de qualificação de fornecedores de materiais e serviços para a Raízen incluiu conteúdos de gestão econômica e financeira, gestão de pessoas, performance e práticas de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança). Esses conteúdos ficarão disponíveis em uma plataforma de EAD acessível aos empresários que concluíram o primeiro ciclo do projeto Desenvolve no estado, reforçando o leque de conhecimentos necessários para aumento de carteira e aprimoramento das potencialidades locais.

Fortalecimento do empreendedorismo e conexões corporativas

Ao participarem do Desenvolve MS, as empresas selecionadas receberam 50 horas de consultoria personalizada e, com esse trabalho, os empreendedores conseguiram melhorar o negócio e ampliar as vendas, como foi o caso de Andriele Ariotti, administradora da Conemang. “A consultoria foi muito positiva, principalmente, em relação à parte financeira, de custos, contratação e feedback dos funcionários. Foi um trabalho fundamental para o crescimento da empresa e para a melhoria da área de vendas, entre outras áreas importantes”, afirmou Andriele.

Pequenos negócios receberam certificado após participarem de iniciativa voltada ao encadeamento produtivo.

Andresa Oliveira, da Injetcar Autocenter, também ressaltou a importância do acompanhamento para a implementação de mudanças positivas no negócio. “Adotamos uma nova organização, passamos a fazer mais reuniões e trabalhamos em equipe o que permitiu que a gente conseguisse atingir as metas. O que eu destacaria como o principal diferencial do projeto é a parte de gestão. Ter uma gestão sólida e eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio”, pontuou.

Mais do que melhorar a empresa, muitos empresários conseguiram conquistar novos mercados como é o caso de Neimar Zambão, proprietário da Elétrica NZ, uma das empresas contempladas pelo projeto. A consultoria o ajudou a calcular melhor as despesas, o que impactou positivamente na gestão financeira. Fabricante de tela e poste de alambrado, o empreendedor também percebeu uma grande demanda pelos produtos e, a partir do acompanhamento, começou a dar mais importância à divulgação, o que resultou em novos clientes e oportunidades de negócios.

“Após desenvolver a produção de postes e telas de alambrado para suprir a demanda da empresa Raízen, eu comecei a divulgar o meu trabalho e outras empresas passaram a me procurar interessadas em adquirir o meu produto. No início, eu não tinha intenção de vender para outras empresas, mas isso se tornou um ponto importante e bacana que a consultoria me ajudou a alcançar, aumentos”, explicou Neimar Zambão.

Com consultoria, proprietário da Elétrica NZ conseguiu melhorar a empresa e ampliar o número de clientes.

Cidade Empreendedora

Conexões Corporativas é uma das estratégias trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora, em que o Sebrae atua para aproximar as grandes empresas das micro e pequenas, além de capacitar os pequenos negócios para que eles possam tornar-se fornecedores das empresas âncoras, atuando de forma conjunta no território e fomentando o desenvolvimento das regiões.

Executado em parceria com as prefeituras municipais das cidades participantes, o programa Cidade Empreendedora é realizado pelo Sebrae/MS e visa promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Dentre as ações previstas pelo programa, estão a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas, incentivo às compras locais, promoção de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, melhorias na sala do empreendedor, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.