Desenvolver os negócios locais também é um dos focos do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS e a prefeitura municipal. Com o objetivo de auxiliar nas principais dificuldades encontrados no dia a dia da gestão do negócio e indicar soluções alinhadas às necessidades diagnosticadas. A consultoria Negócio a Negócio do Sebrae está em Bodoquena no período de abril a junho com a expectativa de atender 200 empresas in loco de porte MEI, ME e EPP, de forma totalmente gratuita.
As empresas que receberem o atendimento poderão ter seu estabelecimento sinalizado com um adesivo apontando que o Sebrae esteve na sua empresa, indicando que o estabelecimento busca constante aperfeiçoar na gestão do seu negócio.
“A orientação consiste na aplicação de diagnóstico empresarial com recomendações para os empresários aprimorarem o seu negócio, procurando auxiliar em seus pontos e fortes e identificar as suas oportunidades de melhoria. Também é entregue um de caderno de ferramentas com soluções alinhadas às necessidades diagnosticadas”, afirmou a analista do Sebrae/MS, Viviane Santos, coordenadora do Negócio a Negócio.
O atendimento é individualizado e gratuito, acontecendo no próprio estabelecimento, observando a sua realidade e identificando, presencialmente, outros possíveis pontos de melhoria. A expectativa é que quase 2.580 mil empresas sejam atendidas em todas as cidades que integram o programa Cidade Empreendedora.
Sala do Empreendedor
Para fortalecer ainda mais o empreendedorismo e a legalização das empresas, a Sala do Empreendedor também é um dos focos do Cidade Empreendedora. O local reúne diversos serviços de interesse dos empreendedores, principalmente, de microempreendedor individual, tais como orientação sobre formalização da empresa MEI; parcelamento; restituição; Certidão Negativa de Débito – Receita Federal do Brasil; Certidão do INSS – Previdência Social; Certidão do FGTS – Caixa Econômica Federal; Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas; Comprovante de situação cadastral no CPF; Comprovante de situação cadastral no CNPJ; dar baixa no MEI; Emissão do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e Emissão da Declaração Anual Simplificada.
As ações do Negócio a Negócio também fazem parte das iniciativas da Sala do Empreendedor. A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, 07h às 13h, na Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, s/n. Contato pelo telefone (67) 3268-1374.
Cidade Empreendedora
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/