Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, capacitação teve o propósito de auxiliar na melhoria dos processos públicos
Secretários municipais e gestores públicos que atuam na Prefeitura Municipal de Maracaju participaram de uma capacitação sobre inovação promovida pelo Sebrae/MS, nesta quarta-feira (23). A “Oficina de Inovação em Gestão Pública” foi realizada por meio do eixo Inovação do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez no município, em parceria com administração municipal. A ação contou com a presença do prefeito José Marcos Calderan.
Com a proposta de auxiliar os gestores a melhorarem os processos públicos, a capacitação trouxe uma ferramenta de ideação para que o grupo pudesse analisar de que forma as tarefas são executadas e quais as melhorias poderiam ser implementadas. A oficina foi ministrada pela consultora do Sebrae/MS, Érica Jacob, que comentou sobre o objetivo do evento.
“O momento em que vivemos é focado em inovação e promove aos gestores públicos, de todas as áreas, a possibilidade de integração e construção coletiva da solução de problemas, com olhar em ferramentas ágeis trazendo métodos de inovação para o dia a dia. A oficina foi feita de forma dinâmica para que todos pudessem contribuir e identificar quais eram os pontos de contato negativos dos processos”, explicou a consultora.
Durante a oficina as equipes das secretarias identificaram os empecilhos, analisaram de que forma as tarefas são executadas e propuseram alternativas inovadoras e eficientes na resolução de processos. Foram trabalhadas três vertentes: infraestrutura, burocracia e pessoas. Além disso, foi desenvolvido um plano de ações, pelos participantes, que será executado em sua rotina nos processos de gestão.
Secretários aprovam
O Secretário de Saúde, Thiago Olegário Caminha, ressaltou a importância da oficina na organização das demandas do dia a dia da gestão. “A ferramenta trabalhada aqui nos permitirá organizar melhor a prioridade das questões a serem solucionadas. Além de compreender que, mesmo a longo prazo, sempre é possível encontrar medidas resolutivas para os problemas”, comentou.
De acordo com a Secretária de Educação, Caroline de Lima Ferreira Souza, a oficina permitiu a integração entre os gestores – fator determinante na resolução de problemas. “Temos poucas oportunidades para nos reunir e conhecer melhor a equipe. A ação foi descontraída e nos permitiu compreender como podemos resolver as demandas de forma inovadora e simplificada”, ressaltou.
Oficinas como essa dão subsídios para lidar de forma mais eficiente com os problemas do dia a dia, comentou o Secretário de Administração, André Luiz da Silva Hadlich. “Em alguns momentos, gastamos mais tempo em medidas imediatas do que efetivamente encontrando a raiz do problema. Ferramentas como a que vimos aqui, nos permitem analisar os problemas de outra forma e encontrar as melhores soluções, nos preparando, inclusive, para questões futuras”, pontuou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site.