Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura, iniciativa contemplou cerca de 1.400 alunos da Rede Municipal de Ensino
Com a proposta de trabalhar com as crianças e adolescentes características positivas como comunicação, bom relacionamento, organização e planejamento, a palestra “Super Competências Empreendedoras” foi realizada pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, nesta semana, de segunda-feira (21) a sexta-feira (25).
Promovida por meio do eixo “Empreendedorismo na escola”, do programa Cidade Empreendedora, nos cinco dias, a iniciativa reuniu cerca de 1.400 estudantes das escolas Armelindo Tonon; Ênio Carlos; Filinto Muller; Nilma Glória Gerace Ganizeu e, por fim, na Escola Pingo de Gente.
Mais do que garantir que uma pessoa se destaque no mundo do empreendedorismo, o desenvolvimento de habilidades empreendedoras como boa comunicação, trabalho em equipe e planejamento são fundamentais para que o estudante siga a carreira que desejar no futuro. Por isso, trabalhar essas temáticas são de grande importância, segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso.
“Integrar características do comportamento empreendedor na educação de forma lúdica é essencial para envolver os estudantes. Através dessa palestra, os alunos são instigados a desenvolver e praticar características do comportamento empreendedor, preparando-as para enfrentar desafios, tomar iniciativas e inovar no futuro”, destacou Priscila.
De acordo com a consultora do Sebrae/MS, Maria Fernanda Gregório, responsável por ministrar a palestra, o conteúdo é apresentado de forma lúdica para engajar os alunos. “Trazemos as competências como se fossem os poderes de super-herói, só que no mundo do empreendedorismo. Então, da mesma forma que um herói dos quadrinhos pode ter uma força enorme ou velocidade, um empreendedor pode ter habilidades como uma ‘super curiosidade’ ou ‘super coragem’. Queremos despertar nos estudantes a vontade de desenvolver ou aprimorar essas características, mostrando que são importantes em qualquer campo da vida”, destacou a consultora.
Para o estudante Alexandre dos Santos Silva, de 9 anos, que cursa o quinto ano na Escola Municipal Nilma Gloria Gerace Ganizeu, a abordagem da palestra foi bem interessante. “A palestra me mostrou que mesmo novo é possível começar a se organizar na vida”, relatou o estudante.
A professora das disciplinas Matemática e Geografia, Juceline Duprat, da Escola Nilma Glória, destacou que a palestra foi objetiva e, mesmo mais novos, os estudantes conseguiram compreender as informações. “A palestra irá futuramente ajudar os alunos a enfrentarem diferentes situações no dia a dia, além de ter contribuído com uma reflexão proveitosa para o desenvolvimento das nossas habilidades enquanto docentes”, enfatizou a professora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.