Ação foi realizada pelo Sebrae/MS, Prefeitura Municipal, ACIAC e Sindicato Rural de Chapadão do Sul
Na manhã desta terça-feira (30), em Chapadão do Sul, ocorreu a 1ª Sessão de Negócios do município, iniciativa do programa Cidade Empreendedora para conectar empresas âncoras aos pequenos negócios locais. Durante a abertura do evento, houve a assinatura do termo de cooperação técnica entre Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e representantes do Grupos Schlatter e SLC Agrícola, ambos do ramo de grãos, para melhorar o ambiente de negócios na cidade.
“Para Chapadão do Sul e região, a Sessão de Negócios é muito importante, pois promove integração entre o público e privado. O dinheiro que antes seria enviado a grandes cidades, passa a circular dentro da região. A articulação entre iniciativa pública e privada é mais um fator que agrega neste sentido”, afirmou o prefeito da cidade, João Carlos Krug.
O acordo assinado prevê a criação de um grupo de trabalho, que atuará para gerar encadeamento produtivo envolvendo essas grandes empresas e os pequenos negócios da cidade, contando com a diversificação da qualificação no cenário regional.
Diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro reforçou o potencial do acordo, reiterando a importância da parceria entre as entidades envolvidas. “O Sebrae, com um olhar voltado ao desencadeamento produtivo, está firmando, junto à Prefeitura Municipal, Grupo SLC e Grupo Schlatter, o compromisso de preparar os micro e pequenos empreendedores locais para se tornarem fornecedores destes dois grandes grupos, valorizando os negócios do Estado e movimentando a economia local”, citou o diretor.
O gerente de suprimentos da SLC Agrícola, Cláudio Dorneles Ebert, citou que o acordo entre as empresas, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal viabilizará uma necessidade já observada antes, pelos grandes empreendedores. “A interação com municípios, por meio dos fornecedores locais, já era algo buscado anteriormente. A parceria com o Sebrae e a Prefeitura permitirá a realização desses acordos, estimulando o desenvolvimento destes municípios”, comentou.
Sessão de Negócios
Após a assinatura, teve início a 1ª Sessão de Negócios da cidade. O evento contou com a presença de cerca de 75 empreendimentos regionais, que, por meio de um sistema autônomo de seleção, foram divididos em grupos para a exposição de seus produtos e serviços.
De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Lucas Borelli, a intenção da dinâmica foi promover interação entre as empresas e criar possibilidades de negócios. “Cada empreendedor pode fazer a apresentação dos produtos para os outros empreendimentos. Eles foram divididos em grupos e, a cada apresentação, a formação dos grupos era alterada para que todos os participantes pudessem ter contato uns com os outros. A metodologia foi importante não só para promover o networking, mas também para facilitar o fechamento dos negócios”, esclareceu o analista.
A representante da Practica Produtos e Serviços de Limpeza, Maristela Nascimento, participou da sessão de negócios e citou os resultados positivos que ações como esta trazem ao município. “Conhecer novos parceiros permite a ampliação dos negócios, o que reflete em melhores acordos que beneficiam os empreendedores e os consumidores finais”, pontuou.
Para mais informações sobre a metodologia do programa Cidade Empreendedora, os interessados devem buscar a Central de Relacionamento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.