Ação sociocultural é fruto do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS em parceria com Prefeitura Municipal
Nesta terça-feira (03), ocorreu em Costa Rica, um teatro-palestra voltado aos produtores rurais do município, com o intuito de sensibilizá-los sobre os desafios da cooperação. A apresentação, que ocorreu no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica (ACIACRI).
A ação sociocultural é uma iniciativa do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD). Nela, a peça teatral “Somos Todos José” foi apresentada pelo engenheiro agrônomo Manoel de Matos, que além de ator de teatro e dramaturgo, possui especialização em psicodrama.
Durante a apresentação, o profissional retratou a vida e os anseios de um homem simples que vive no campo. Depois do momento lúdico, Manoel de Matos ministrou a palestra “Desafios da cooperação”, tratando de assuntos relevantes ao associativismo e cooperativismo junto ao público.
De acordo com Fernando Barbosa Martins, gestor da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD ), a proposta é fazer emergir potenciais talentos e habilidades existentes como forma de motivação humana para o processo de crescimento.
“A ação teve como objetivo apresentar os principais conceitos para o tema cooperação a partir de um olhar crítico, questionando a real validade das ações e atitudes popularmente disseminadas, permitindo ampliar possibilidades de ações coletivas com maior efetividade, além de envolver os participantes através da arte, em uma atmosfera leve, que os permitiu diminuir resistências ao novo”, disse Fernando.
Segundo o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, o evento possibilitou a comunidade um momento de troca de informações e experiências. “Esta é uma oportunidade de abordar assuntos recorrentes no dia a dia dos produtores rurais, que refletem diretamente em suas atividades de empreendedorismo”, pontuou o prefeito.
Também estiveram presentes o vice-prefeito Roni Cota, a subsecretaria de Agricultura, Suelen Furquim, o subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes Barbosa, a gestora da Casa do Trabalhador, Soliane Rodrigues e a coordenadora da Sala do Empreendedor, Naiara Matos, entre outras autoridades.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.
*Reportagem feita om informações da Assessoria de Comunicação de Costa Rica