Cidade Empreendedora alavanca o empreendedorismo e promove o turismo e a cultura local em Rio Verde de MT

/ / Rio Verde de Mato Grosso

Apoio ao comércio e agricultura familiar, desburocratização e melhoria dos processos municipais, além do incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas e a promoção da cultura local e do turismo juntamente com o empreendedorismo nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Rio Verde de Mato Grosso, executado ao longo dos últimos 21 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.

A iniciativa foi encerrada oficialmente na noite dessa segunda-feira (30), em uma solenidade realizada na Loja Maçônica, com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito, Réus Fornari. Na mesma data, o prefeito também assinou uma nova parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho por meio do programa Cidade Empreendedora. Neste novo ciclo, o município irá receber um pacote diferente de soluções que possuem o propósito de promover a competitividade de Rio Verde de Mato Grosso e dinamizar a economia local.

Prefeito, Réus Fornari, firmou nova parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho por meio do programa Cidade Empreendedora, desta vez, o município irá receber um novo pacote de soluções voltado para aumentar a competitividade da cidade

Segundo Fornari, a nova adesão veio, principalmente, pelos resultados alcançados por meio do trabalho já realizado. Para o prefeito, o programa promoveu o crescimento econômico do município, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população em geral. “O Cidade Empreendedora para Rio Verde foi fundamental. As pessoas, muitas vezes, têm um certo receio de aderir, achando que o programa é um custo, mas não é. A parceria com o Sebrae é um grande investimento que a prefeitura tem a oportunidade de fazer para melhorar a cidade e trazer resultados positivos”, avaliou o líder do executivo.

Rio Verde de Mato Grosso aderiu ao programa Cidade Empreendedora, em março de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro de 2022. Nesse período, 43 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O programa Cidade Empreendedora inclui diversas ferramentas que possibilitam a melhoria do município em muitos aspectos, mas o envolvimento da gestão municipal, dos empreendedores locais e demais lideranças locais, foi fundamental para a conquista de bons resultados. Foram várias ações que permitiram fortalecer não só o empreendedor, mas também a Prefeitura Municipal, promovendo a geração de emprego e renda e o crescimento de Rio Verde”, destacou Mendonça.

Plano de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde de MT foi elaborado com ações para melhorar o município

Fortalecimento do empreendedorismo

O Sebrae atuou em Rio Verde de Mato Grosso melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de 5.800 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 850 empresas distintas localizadas na cidade.

Um dos empreendedores atendidos foi Jocimar Antônio Puton, proprietário do Gringo’s Restaurante e Churrascaria. Para melhorar a empresa, ele apostou na aquisição de novos conhecimentos. “Conheci o Sebrae, por meio da Associação Comercial, da qual sou sócio. Ao participar de palestras e cursos, tive a oportunidade de ver o negócio sob uma ótica diferente e minha equipe também foi capacitada. Todos compreenderam que não é suficiente só atender bem, é importante ter um produto de qualidade, com uma excelente apresentação e oferecer um ambiente agradável ao cliente. Também percebemos a importância de se combater desperdícios e como essa mudança é capaz de gerar lucro, o que é fundamental para qualquer empresa e empresário”, destacou Jocimar.

Dia da Oportunidade levou capacitações para empreendedores locais e produtores da agricultura familiar

Em conjunto com as orientações, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um grande evento gratuito ocorrido em fevereiro deste ano, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.

Outra ação destaque foi proporcionada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS também levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos nas áreas de transformação digital, informática, automotiva, construção civil, solda, panificação e costura. Paralelamente às capacitações, a Sala do Empreendedor do município recebeu uma nova proposta de comunicação visual, melhorando a sinalização e tornando o ambiente mais acolhedor para o empresário.

O resultado do suporte oferecido ao comércio local e pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 45% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um aumento de 30% na formalização de microempreendedores individuais.

Sala do Empreendedor de Rio Verde de MT ganhou nova identidade visual para receber melhor os empresários do município

Fomento ao turismo

Rico em belezas naturais, Rio Verde de Mato Grosso está localizado no território da maior planície alagável do planeta e a cidade é conhecida como Mirante do Pantanal. Por ter grande potencial para o ecoturismo, o programa Cidade Empreendedora também atuou no município para fortalecer o segmento e integrar o poder público com os empresários do trade turístico, além de entidades relacionadas.

Uma das ações desenvolvidas com esse propósito foi o Seminário “Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo”, realizado em junho do ano passado, quando foram identificados os principais desafios para consolidar o setor no município, além disso, também foram elaboradas políticas de promoção do segmento.

Para conhecer as boas práticas relacionadas ao turismo, representantes de Rio Verde de Mato Grosso participaram de uma missão técnica para Bonito, que possibilitou a integração entre empresários e gestores públicos, promovendo uma espécie de governança voltada para debater esse tema. Além disso, a missão permitiu que os empreendedores conhecessem novas técnicas como biofilia, posicionamento, comercialização, apresentação e formatação de produtos.

Desburocratização e Compras Públicas

Com o apoio do Sebrae/MS, outro avanço importante foi conquistado na área de Desburocratização, com a adesão do município à RedeSim. A mudança possibilita que o empresário possa fazer a abertura, o fechamento ou a alteração de uma empresa de forma on-line, sem ter que se deslocar até à Prefeitura Municipal e sem a exigência de apresentar documentos impressos, já que a RedeSim concentra em uma só plataforma dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.

Mais do que auxiliar na melhoria do ambiente de negócios, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores públicos. Nesse contexto, o município recebeu suporte e conseguiu tornar o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para aumentar o volume de produtos adquiridos dos comerciantes locais. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 20,2 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços. Um passo importante para promover o ciclo virtuoso da economia e o aumento da geração de renda na cidade.

Outra melhoria foi a adoção de novas ferramentas para facilitar o acesso das empresas locais aos editais de licitação, como o Portal Rio Verde Empreende. A plataforma digital também possibilita que os empresários cadastrados acompanhem o cronograma de compras do órgão público e se programem para participar dos pregões.

Portal Rio Verde Empreende foi implementado para facilitar o acesso do comércio local aos editais de licitação lançados pela prefeitura

A agricultura familiar também foi atendida pelo programa Cidade Empreendedora na área de Compras Públicas. Pequenos produtores receberam consultoria especializada para que melhorassem a qualidade da produção, além de aprenderem a planejar o plantio de acordo com o que o mercado precisa e conseguirem se organizar para vender para a prefeitura via Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Atualmente, 11 agricultores estão habilitados e garantem a renda da família ao fornecer produtos ao poder público por meio dos dois programas.

Outro trabalho nessa mesma linha foi o 1º Desafio Estadual das Merendeiras. Rio Verde de Mato Grosso aderiu à competição e 27 profissionais participaram da etapa municipal. Além de promover a capacitação e valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas, a iniciativa exigiu a criação de receitas compostas por alimentos oriundos da agricultura familiar, como uma forma de estimular o município a adquirir os itens dos produtores locais.

Empreendedorismo na escola

Por meio do programa Cidade Empreendedora, mais de 2.700 estudantes de cinco escolas municipais tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa teve como foco a valorização da cultura local, em especial da temática pantaneira, ao estimular as crianças a desenvolverem produtos relacionados tanto com as comidas típicas da região, quanto com o artesanato, além trabalharem o vocabulário e expressões locais. Para o desenvolvimento deste trabalho, o Sebrae/MS formou os professores. No total, 218 docentes foram capacitados com soluções em empreendedorismo no município.

Na Escola Municipal Aurelino Ataíde de Brito, estudantes fizeram pinturas com ressaltando a fauna pantaneira

Outra ação foi o projeto Recicla Verdinho, implementado na Escola Municipal José Duailibi. A iniciativa é promovida em conjunto com o Sicredi e atende 105 alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Ao entregar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, as crianças recebem “verdinhos” e com a moeda social podem adquirir hortaliças, legumes, leite e ovos de produtores da agricultura familiar cadastrados que atuam na feira da cidade. O valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pela cooperativa Sicredi e o material reciclável arrecadado é doado para a Associação Cataverde.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.