Dia da Oportunidade em Nova Andradina reúne pequenos produtores e empreendedores locais

/ / Nova Andradina

Evento gratuito é realizado no município, por meio do programa Cidade Empreendedora, e segue até amanhã (29) com uma ampla programação para o público

Nesta segunda-feira (28), teve início o Dia da Oportunidade em Nova Andradina. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento gratuito traz uma ampla programação para o público composta por capacitações, entre elas uma palestra-show com ilusionistas, mostra de inovação e sessão de negócios.

Durante a manhã, a iniciativa foi aberta por uma solenidade que contou com a presença de representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais. Na data, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hernandes Ortiz, representou o prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, e destacou a importância do Dia da Oportunidade para o fortalecimento do comércio local e para a promoção do desenvolvimento do município.

“Esse evento vem para qualificar e capacitar os pequenos negócios da nossa cidade, empresários e produtores da agricultura familiar, além de trazer a oportunidade de conhecimento também irá proporcionar o desenvolvimento do nosso município através das novas oportunidades de negócio que irão surgir. A equipe do Sebrae não tem medido esforços para apoiar Nova Andradina via Cidade Empreendedora e é por meio dessa parceria que vamos conseguir desenvolver a nossa gente e a nossa cidade”, destacou o secretário.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição no município. “O Dia da Oportunidade é uma ação de destaque do programa Cidade Empreendedora que começou aqui em Nova Andradina março do ano passado. De lá para cá, já fizemos mais de 1.800 atendimentos diretos aos empreendedores para fortalecer o comércio local. O evento congrega com toda essa atuação e vem para fomentar o crescimento do município. Queremos destacar a parceria com a prefeitura, que acreditou no Cidade Empreendedora, no Sebrae/MS, e tem feito um trabalho em conjunto conosco para promover o desenvolvimento socioeconômico de Nova Andradina, da região e de Mato Grosso do Sul”, expôs Maristela.

Durante a abertura do evento também estiveram presentes a primeira-dama de Nova Andradina, Joana Darc Garcia; o presidente da Associação Empresarial, Renato Lazarini; o vice-presidente do Sindicato Rural, Marcos Rodrigo Capuci; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Leandro Fedossi.

Empreendedores aprovam Dia da Oportunidade

Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o evento. Muitos deles participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de expor os produtos para comunidade. Cristina da Silva Nascimento, por exemplo, veio do Assentamento Santa Olga e apresentou ao público os bolos e geleias que faz na Chácara Vitória, além da produção de mandioca e limão. “Eu vendo os produtos na feira da cidade e ontem precisei aumentar a minha produção para trazer para cá. Acordei cedinho para chegar a tempo e está sendo uma ótima oportunidade estar aqui hoje. Acredito que até o fim do dia irei vender bastante”, comentou a produtora.

Além da Feira de Negócios, muitos empreendedores e profissionais que atuam no comércio local participaram das capacitações oferecidas durante a manhã – estratégias para tornar o atendimento como o maior diferencial da empresa foi um dos temas abordados. Quem esteve presente, como Dullian Gonçalves Emanuelly de Paiva, aprovou o conteúdo.

Os dois trabalham na área de vendas de uma empresa que oferece um cartão de descontos em serviços de saúde e ressaltaram a importância da capacitação. “Pude perceber que é preciso ouvir mais o cliente para que a gente entenda a real necessidade dele e possa oferecer um produto que o atenda o que ele precisa. Essa é uma das coisas que vou aplicar no meu trabalho e espero vender mais, com certeza”, comemorou Emanuely.

“A palestra foi muito boa e eu pude aprender várias coisas que eu não sabia, como a estratégia de na hora da venda você dar atenção não só para quem vai comprar o produto, mas também para a pessoa que pode influenciar o seu cliente. Por exemplo, se eu vou vender para um homem e a esposa dele está junto, eu tenho que focar também nessa mulher, porque é ela que pode estimulá-lo a adquirir o meu produto ou fazê-lo desistir. Então, esse conhecimento vai me ajudar muito no dia a dia”, expôs Dullian.

Ações para os pequenos negócios

O Dia da Oportunidade traz para pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar uma extensa programação com atividades que seguem nesta durante esta segunda-feira (28) e permanecem até amanhã (29), das 8h às 19h30, no Centro de Eventos de Nova Andradina.

A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Além disso, nos dois dias, são promovidas para os pequenos negócios locais, no total, 29 palestras (clique aqui e confira a programação completa). A principal será ministrada hoje (28) pelos ilusionistas Klaus Duraes e Henry Vargas. Os dois são campeões internacionais de ilusionismo e considerados os melhores profissionais da área na América Latina. A partir das 18h, eles irão abordar o tema “O impossível é uma ilusão: empreendedorismo, inovação e tecnologia”.

Outra ação voltada para os pequenos empreendedores é Sessão de Negócios. Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h às 17h.

Durante o evento, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site oficial.