Do Quilombo São Miguel para a merenda escolar

/ / Maracaju

São cerca de 20 itens e meia tonelada por semana de produtos da agricultura familiar que saem do Quilombo São Miguel para a Merenda Escolar. Tudo é acompanhado pelos técnicos da Prefeitura Municipal por meio do Departamento Agropecuário e da Agraer.  O processo começa na escolha da semente e preparo da terra até o armazenamento e distribuição nas escolas e os Centros Integrados de Educação Infantil (CIEIs) do município.

A melhoria da qualidade, o avanço na produção e a vida de quem produz já mostram o resultado positivo que o trabalho desenvolvido está promovendo nessa cadeia. A produtora Laura Nunes de Souza ressalta que o acompanhamento tem ajudado muito com a diminuição de perdas da produção. “A parceria permitiu nos manter no campo, além de dar oportunidade que a gente continue na terra com mais dignidade”, afirmou.

A maior mudança para os agricultores foi a organização dos produtos que cada família deve produzir de acordo com os alimentos que fazem parte do cardápio da merenda, bem como o mês de produção e quanto será entregue por semana.

Alziane Gonçalves Belmonte, que é produtora no Quilombo, disse que com a organização e padronização aumentou a produção e a qualidade. “A garantia da venda é certeza de recebimento, o que melhorou a vida de toda a comunidade. Quanto mais produz, mais vende, aumenta a renda e melhora a vida”, declarou.

Depois de embalado e carregado corretamente, os produtos viajam cerca de 100 quilômetros onde são separados de acordo com o cardápio e encaminhados às escolas e CIEIs para alimentar os mais de 5 mil alunos da rede pública de ensino.

Para o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja essa alternativa foi fundamental para garantir que o pequeno produtor permaneça no campo. “Resolvemos uma situação difícil para todo o administrador que é manter o pequeno produtor no campo, com esse projeto, não só mantemos ele no campo mas damos dignidade as famílias, além disso temos uma merenda de qualidade para as crianças”, destacou o prefeito.

Esse projeto desenvolvido em Maracaju rendeu ao município o prêmio estadual de Prefeito Empreendedor, Prêmio oferecido pelo Sebrae/MS, aos prefeitos que conseguiram mudar a realidade da comunidade através de projeto de integração. O projeto de Maracaju concorre ao prêmio nacional.

Por: Assessoria da Prefeitura de Maracaju