Em Santa Rita do Pardo, Dia da Oportunidade reúne empreendedores e produtores da agricultura familiar

/ / Santa Rita do Pardo

Capacitações, feira com empresários locais e sessão de negócios fizeram parte do evento realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura

Nesta terça-feira (4), 270 empreendedores e produtores da agricultura familiar participaram do Dia da Oportunidade em Santa Rita do Pardo. Realizada na área externa da Secretaria de Assistência Social, a ação foi uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, e levou para o público uma ampla programação composta por sessão de negócios, feira com empreendedores locais e capacitações nas áreas de vendas, atendimento, marketing digital e gestão financeira.

De acordo com o prefeito de Santa Rita do Pardo, Lúcio Calixto Costa, a iniciativa veio, principalmente, para fortalecer o comércio local. “O Dia da Oportunidade é a consolidação do programa Cidade Empreendedora no nosso município. Tivemos a presença do cidadão santa-ritense em todas as esferas, com a participação do comércio local e dos pequenos produtores. Eles assistiram às palestras e puderam saber mais sobre técnicas de vendas, uso das redes sociais e inovação, adquirindo informações para melhorar cada dia mais e fazer com que o nosso município se destaque no cenário estadual”, destacou o líder do executivo.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a principal proposta do evento foi levar conhecimento para quem já empreende ou deseja ter o próprio negócio. “Essa é mais uma ação do programa Cidade Empreendedora em Santa Rita do Pardo. Nesse evento reunimos as melhores soluções que temos no Sebrae para trazer oportunidades para quem vive no município. Nosso grande objetivo foi apoiar o pequeno empreendedor, levando conhecimento e informações para que ele possa crescer, além de possibilitar a conexão entre os empresários e o surgimento de novos negócios. É o Sebrae trabalhando em conjunto com a prefeitura e demais parceiros para a promoção do desenvolvimento”, ressaltou Amarilha.

Kit composto por notebooks e camisetas foi entregue à Prefeitura de Santa Rita do Pardo pelo Sebrae/MS.

Durante o Dia da Oportunidade, também houve a entrega de um kit para a Sala do Empreendedor do município. Composto por dois notebooks e camisetas, o kit será utilizado como ferramenta no atendimento aos empresários. A Sala do Empreendedor desempenha um papel importante de apoio aos pequenos negócios locais voltado para esclarecer dúvidas e ajudar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Na abertura oficial do evento, outra ação realizada foi o lançamento do projeto Recicla Verdinho, que irá contemplar 200 estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Raimundo Candido. A iniciativa possibilita que as crianças troquem na escola materiais recicláveis pela moeda social “verdinho” e, com ela, adquiram alimentos oriundos da agricultura familiar na feira da cidade. O valor dos produtos será repassado aos produtores pela empresa Bracell, que forneceu R$ 5 mil para a execução do projeto.

Para viabilizar implementação do projeto Recicla Verdinho, Sebrae e Prefeitura Municipal de Santa Rita do Pardo contam com o apoio da Bracell que viabilizou o patrocínio da iniciativa.

Participaram do evento o presidente do Sindicato Rural, José Renato Cavali; a vereadora Silmara Braga, representando o presidente da Câmara Municipal, Claudenide Ferreira; e a empreendedora Ione Mendes, representando o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Santa Rita.

Ações para os empreendedores

Para promover o networking entre os pequenos empreendedores locais e empresas âncoras, a programação do Dia da Oportunidade promoveu uma Sessão de Negócios que reuniu cerca de 15 empresas distintas. O encontro possibilitou aos participantes o acesso ao mercado e conexões com compradores. Gilmar Alves Rodrigues, proprietário da construtora Santa Rita, por exemplo, ressaltou a importância da iniciativa para a divulgação do trabalho. “Foi bem legal, pude fazer muitos contatos e conversar sobre novos projetos e parcerias. Sai daqui com vários negócios no ‘gancho’ para manter contato depois”, comentou.

Comerciantes locais puderam expor os produtos à comunidade por meio da Feira de Negócios.

Durante o evento, também teve a Feira de Negócios com a participação de produtores da agricultura familiar e empreendedores do município que apresentaram produtos para a comunidade. O espaço também contou com uma Feira Gastronômica com pratos como churros e espetinho. Bianca Lima Sales, proprietária da Mega Dogs, foi uma das empreendedoras presentes.

Por meio do programa Cidade Empreendedora, ela participou de várias palestras e se formalizou como Microempreendedora Individual (MEI) há quatro meses e, agora, além de vender na praça da cidade, tem participado de eventos para ampliar as vendas. “Eu assisti há várias palestras sobre como empreender, como precificar a minha mercadoria e como não desperdiçar ingredientes. Isso fez muita diferença para mim, porque eu não sabia nada e agora tenho conhecimento. A formalização também me trouxe mais segurança para trabalhar e agora estou conseguindo ampliar as minhas vendas”, expôs Bianca.

Sessão de negócios viabilizou o networking entre empresas locais e empreendimentos âncoras.

Outra iniciativa importante do evento, foi levar conhecimento para que o empreendedor pudesse se qualificar. Dentre as capacitações, esteve a palestra magna “Bora Vender”, com Diego Maia, referência nacional na área e CEO da Escola de Vendas CDPV, além de ser considerado um dos dez maiores influenciadores de vendas do país. Além disso, o Dia da Oportunidade também promoveu outras palestras com as temáticas: “Venda mais utilizando redes sociais”; “Sustentabilidade rural”; “Cine Sebrae: O que é liderança”; “Pequeno produtor: Continuar na pecuária ou investir em florestas ou agricultura de grãos?”.

Quem participou das capacitações como Maísa Ferreira Patussi, que aposta na venda de semijóias, ressaltou a importância dos conhecimentos para a melhoria do negócio. “Foi muito bom participar das capacitações porque a gente vê muita coisa que muitas vezes até já sabemos, mas não colocamos em prática, então, é sempre bom relembrar e aprender mais. Sem falar que bastante gente precisa dessa orientação, a gente percebe isso no envolvimento das pessoas, teve muita gente interessada e perguntando”, concluiu a empresária.

O Dia da Oportunidade também trouxe atendimentos tanto para quem já empreende quanto para aqueles interessados em abrir a própria empresa com orientações levadas pelo Sebrae e parceiros. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.