Promovido pelo Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Funtrab-MS, evento levou capacitações gratuitas para a população
Em torno de 300 pessoas participaram do Empreenda Hoje na noite dessa terça-feira (16), na Escola Municipal José Doutor Cesar Galvão, em Rio Verde de Mato Grosso. Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e contou com o apoio da Fundação do Trabalho (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, e trouxe cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho.
De acordo com o prefeito de Rio Verde, Réus Fornari, essa é mais uma ação realizada pelo Cidade Empreendedora que tem o intuito de levar conhecimento, apoiar o comércio local, e contribuir com a qualificação de pessoas para o mercado de trabalho. “O nosso compromisso é oferecer as melhores condições tanto para o empresário quanto para o trabalhador. Rio Verde é uma cidade que possui um grande potencial de desenvolvimento e o Sebrae tem nos ajudado a capacitar as pessoas através de cursos e treinamentos, algo que tem sido muito importante, pois é preciso que as empresas e as pessoas estejam organizadas e preparadas para poderem crescer e desenvolver a cidade”, salientou.
Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o Empreenda Hoje é uma importante ferramenta para trazer prosperidade às pessoas que vivem no município, possibilitando o acesso ao mercado de trabalho e a geração de renda por meio do empreendedorismo. “O objetivo desse evento é propiciar a inclusão produtiva. Trouxemos capacitações e encontros de negócios para que empreendedores e potenciais colaboradores possam se encontrar e, com isso, estabelecerem relações econômicas saudáveis e dinâmicas que irão fomentar o desenvolvimento de Rio Verde” ressaltou.
O coordenador da Funtrab-MS, Rodrigo Miranda Monteiro, ressalta que essa iniciativa é muito importante contribuir com a geração de emprego e renda para a população, além de apoiar o comércio local, que busca mão de obra qualificada. “Hoje está sendo um dia muito importante para nós. Ter um emprego traz dignidade e transforma as pessoas. Só hoje temos no mural mais de 40 vagas de trabalho, em diversas áreas, disponíveis. Para nós da Funtrab é muito gratificante fazer parte desse progresso de Rio Verde”, enfatizou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Vanusa Lopes da Silveira, pontuou que essa ação é mais uma grande iniciativa do programa Cidade Empreendedora para o município. Um trabalho que tem proporcionado capacitações em diversas áreas e corroborado para o fomento ao empreendedorismo. “O resultado que temos visto tem sido muito satisfatório. Apostamos no conhecimento porque através dele que as pessoas conseguem inovar e se reinventar”, pontuou.
Na abertura do evento, a Prefeitura Municipal recebeu do Sebrae/MS mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora: o Branding Book Municipal, com estratégias para posicionar Rio Verde de Mato Grosso como “Terra da Cultura Pantaneira” e trazer mais competitividade para a cidade. O documento foi confeccionado a partir de um trabalho desenvolvido em conjunto com a sociedade e lideranças locais para consolidar a imagem que o município deseja passar para quem é de fora atraindo novos investimentos para a cidade. O conceito ressalta o potencial para o turismo, por conta de o Pantanal estar presente no local, com enfoque na cultura evidenciada por festivais, artesanato e gastronomia, oferecendo experiências autênticas da vida pantaneira.
Estiveram presentes também na solenidade, o presidente da Câmara Municipal, Carlos da Rocha Pontes, secretária de planejamento e finanças, Carmem Cruz, secretário de cultura e esportes, Valter Costa de Almeida e secretária de assistência social e cidadania, Mirian Cardel de Brito.
Qualificação profissional e oportunidades
O Empreenda Hoje ofereceu qualificação para quem busca inserção no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Foram oferecidas oficinas gratuitas, que trabalharam as seguintes temáticas: “Empreendedorismo na prática”; “Como vender mais através da presença digital”; “Inteligência emocional e seus impactos”; e “Gestão financeira para as mpes – reorganizando suas finanças para os novos tempos”.
Lucas Silva de Almeida, que trabalha com recreação de crianças, escolheu a oficina Inteligência emocional e seus impactos, por considerar o curso extremamente importante que o ajudará a aprimorar o contato e a comunicação com as crianças. “Esse curso todo mundo que trabalha com atendimento de pessoas, sejam elas crianças ou adultos, deveria fazer. Eu vim com o intuito de adquirir mais conhecimento que ajudarão muito na prática e no dia a dia”, informou.
Já a professora da Rede Municipal de Ensino, Cristtiely da Silva, escolheu a temática “Empreendedorismo na prática” com o intuito foi aprimorar os conhecimentos sobre o tema que já aborda em sala de aula. “Sou professora de educação empreendedora há dois anos e o meu papel é ensinar os alunos, desde pequenos, a importância de ser um empreendedor, além de poder passar algo novo que aprendi aqui para eles e também poder tirar dúvidas”, contou.
Quem foi ao evento também pode visitar a Feira de Negócios com a participação de empreendedores locais que expuseram produtos como doces e salgados. Como é o caso da confeiteira, Maria Valéria Silva, que já trabalha com bolos há 5 anos. “O Sebrae tem me ajudado a abrir novos horizontes. Trouxe novos conhecimentos, e da oportunidade de aprender empreender com sabedoria. Tanto é que já ganhei duas vezes consecutivas o prêmio de Melhores do ano. Só tenho a agradecer”, enfatizou.
Empreendedorismo Feminino
Na ocasião, também foram entregues os certificados de conclusão de outra iniciativa realizada no município voltada para o fomento à inclusão produtiva: a Metodologia das Três Fases, que tem como objetivo capacitar e empoderar as mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Rio Verde, por meio dos cursos de culinária e costura. As participantes também receberam da empresa parceira do projeto, Aurora, um kit semente para dar início ao trabalho.
Ao todo, dez mulheres concluíram a metodologia voltada para proporcionar o desenvolvimento humano e profissional, trazendo oportunidades de geração de renda. Uma delas é Marlene de Oliveira Santos, que escolheu os cursos voltados para a área de culinária e ressaltou a importância dessa ação para a vida das participantes. “Hoje está sendo uma grande conquista para todas nós. Durante o curso, nós apendemos a começar e recomeçar. Aprendemos sobre os nossos direitos, sobre valorizar a família e jamais permitir qualquer situação que possa nos deixar vulneráveis, além, claro, de aprender a cozinhar coisas gostosas. Esse curso foi o nosso ponto de partida para uma nova vida. Só temos a agradecer”, declarou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.