Escola de Rio Verde é a primeira em Mato Grosso do Sul a receber placa de Educação Empreendedora

/ / Rio Verde de Mato Grosso

Honraria foi concedida pelo Sebrae após instituição atingir grau elevado de implementação de metodologias voltadas para o empreendedorismo

Na noite dessa terça-feira (7), o Sebrae/MS concedeu a Escola Reino do Saber, em Rio Verde de Mato Grosso, uma placa que reconhece o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino no âmbito da formação de jovens empreendedores. A escola foi a primeira de Mato Grosso do Sul a receber a honraria, por ter sido classificada pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora como uma das instituições de ensino brasileiras com um grau elevado de implementação de metodologias de ensino voltadas para o empreendedorismo. O índice atingido pelo Reino do Saber foi de 90%, enquanto a média exigida é 54%.

O descerramento de placa foi realizado na sede da escola, durante o evento de conclusão do ano letivo de 2021, e contou com a presença de pais e alunos, além de representantes da Prefeitura Municipal, como o prefeito em exercício, Réus Fornari. Na data, a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, destacou que a escola está entre as instituições de ensino que aderiram ao programa Educação Empreendedora, oferecido pelo Sebrae, e, por isso, está em evidência na promoção da cultura empreendedora.

“O Brasil enfrenta muitos desafios quando o assunto é Educação Empreendedora. No ranking mundial, o país está entre os últimos quando a gente fala da disseminação da cultura do empreendedorismo nas salas de aula. Mas essa realidade mudou para 4 milhões de alunos que fizeram parte do programa nacional de Educação Empreendedora criado pelo Sebrae, em 2013, assim como para os estudantes dessa escola de Rio Verde, que tiveram a oportunidade de receber esse conhecimento. Com o objetivo de abordar o empreendedorismo de forma ampla e dinâmica, o Sebrae traz conteúdos e metodologias para inserir temática dentro dos currículos da educação e é por meio da capacitação dos professores que a gente vai levando esse conhecimento”, explicou Luzicarla.

No âmbito do empreendedorismo, o trabalho desenvolvido pela escola Reino do Saber teve início desde que a instituição foi criada. A diretora, Maria Antônia Lucas de Almeida, relembrou que procurava materiais sobre a temática específicos para crianças, mas era difícil de encontrá-los. Foi em 2014, quando a escola aderiu ao programa Educação Empreendedora pela primeira vez e, até hoje, desenvolve um trabalho junto com o Sebrae/MS.

“O Sebrae foi me ajudando com orientações, por meio dos consultores fez com que eu conseguisse organizar as ideias que eu tinha, e foi muito interessante porque veio ao encontro de tudo aquilo que eu tinha vontade de fazer. O material da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos também possibilitou que a gente trabalhasse melhor com as crianças e inserimos a Educação Empreendedora na grade curricular da escola”, esclareceu a diretora.

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, o trabalho desenvolvido pelo Reino do Saber foi reconhecido pelo Sebrae, por meio do Radar Educação Empreendedora. A ferramenta, utilizada pela primeira vez em 2021, classificou as instituições de ensino em relação ao grau de ambiência favorável para a implementação das metodologias a partir do preenchimento de um formulário.

“As escolas participantes inseriram informações sobre as iniciativas e projetos desenvolvidos e, a partir disso, o radar mediu o envolvimento dos atores e aspectos como a cultura, estrutura, recursos e políticas públicas. Aqui em Mato Grosso do Sul, a escola Reino do Saber foi a primeira escola que alcançou o alto índice de 90% e, por isso, recebeu a chancela de Educação Empreendedora”, esclareceu Priscila.

Mais do que receber a honraria, o reconhecimento permitiu que a escola pudesse compartilhar as boas práticas com outras instituições de ensino. As ações desenvolvidas estão disponibilizadas no site do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora na aba “CER Histórias”.

Palestra com empresária de sucesso

Durante o evento de descerramento da placa também foi realizada uma palestra com a empreendedora Malu Pires, proprietária da empresa “Malu Chapéus”. Conhecida nacionalmente no ramo da moda pela produção de diversos modelos de chapéus, a empreendedora possui uma fábrica em Rio Verde de Mato Grosso que emprega mais de 20 colaboradoras.

Com ex-aluna da escola Reino do Saber, o empreendedorismo surgiu na vida de Malu quando era pequena e ela atribui parte do sucesso no mundo dos negócios aos aprendizados que teve na escola. “O meu interesse pelo empreendedorismo foi despertado durante as aulas, pois eu tive uma disciplina que falava sobre isso e hoje dou muito valor ao conhecimento que recebi”, comentou a empresária.

Mais informações sobre o programa Educação Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.