Nessa quinta-feira (4), a população de Nova Andradina pode participar do “Empreenda Hoje”, no Centro Conviver. Com ampla programação, o evento trouxe oportunidades de emprego e negócios, além de capacitações para quem busca uma vaga no mercado de trabalho, ou deseja empreender, e para empresários que querem melhorar o empreendimento.
A ação foi mais uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora no município, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura, e contou com o apoio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, que leva cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho, fornecendo profissionais qualificados para atender às necessidades das empresas locais.
De acordo com o prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, o Empreenda Hoje, juntamente com outras ações trazidas pelo Cidade Empreendedora para o município, se faz relevante por auxiliar a população a alcançar novas possibilidades de geração de renda. “A gente oferece as ferramentas e as pessoas precisam ter coragem e enfrentar os obstáculos que aparecem no caminho. É necessário continuar estudando e estar em qualificação constante. Sabemos da importância do conhecimento e da tecnologia para conseguirmos alcançar a inclusão produtiva e por isso desenvolvemos esse trabalho. O Sebrae tem nosso reconhecimento e pode sempre contar com Nova Andradina como parceira”, destacou o prefeito.
Para a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o fomento à inclusão produtiva é um passo importante para transformar da realidade local, trazendo mais qualidade de vida para a população e melhorias para os pequenos negócios. “Com esse trabalho, apresentamos o empreendedorismo como ferramenta importante para geração de renda, além de dar apoio aos empreendedores do município a encontrarem trabalhadores aptos que farão a diferença no dia a dia do negócio e irão ajudá-los a crescer. Isso é um passo relevante para o desenvolvimento, um processo longo que já começou em Nova Andradina”, destacou Amarilha.
O diretor executivo da Funtrab-MS, Paulo Machado, enfatiza que a qualificação profissional é o caminho para quem quer empreender ou ser incluído no mercado de trabalho e o evento possibilita isso. “Em Mato Grosso do Sul, temos muitas oportunidades de emprego, mas, infelizmente, faltam pessoas qualificadas para concorrer às vagas. Então, esse trabalho é de suma importância para ajudar a população a aproveitar essas possibilidades e garantir o sustento das famílias”, pontuou o diretor da Funtrab/MS.
Marketing territorial e inclusão produtiva
Com a presença de autoridades e lideranças locais, a abertura do Empreenda Hoje foi palco para grandes entregas do programa Cidade Empreendedora à Prefeitura de Nova Andradina que irão auxiliar no processo de desenvolvimento. Uma delas foi o Branding Book Municipal – um documento com estratégias para posicionar o município como “O Coração do Vale”, trazendo mais competitividade e atraindo novos investimentos. O conceito foi desenvolvido a partir de um trabalho feito junto com a sociedade e ressalta o fato de a cidade já ser considerada capital do Vale do Ivinhema, pela centralidade que ocupa na região e o potencial econômico.
O momento também marcou a celebração da conclusão de outra iniciativa realizada no município voltada para o fomento à inclusão produtiva: a Metodologia das Três Fases. Sete mulheres receberam o certificado pela participação no curso, além de um “kit semente” para dar início ao trabalho.
Por meio da metodologia, o grupo, inicialmente formado por 30 participantes, foi acompanhado desde outubro do ano passado com capacitações que trabalharam desde a autoestima até a qualificação profissional, com cursos voltados para as áreas de beleza, culinária e confeitaria. Mãe de três filhos, Simone Matias dos Santos, foi uma das mulheres que aproveitou a oportunidade e aprendeu técnicas de design de sobrancelha, maquiagem e corte de cabelo.
Com o conhecimento adquirido, ela vai começar a atender o público, quer se formalizar como microempreendedora e fazer o negócio crescer. “Esse curso foi essencial para que eu pudesse adquirir um conhecimento maior nessa área. No início, eu fiquei um pouco com medo pelos desafios que apareceram, na correria do dia a dia, com os filhos. Mas consegui vencer. É uma questão de determinação mesmo e postura diante dos obstáculos”, contou Simone.
Segundo a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social de Nova Andradina, Delma Prado Cavalcante, auxiliar as mulheres que recebiam suporte do município a conquistarem a independência financeira foi objetivo da ação. “No primeiro momento a Prefeitura acolheu e deu suporte para essas mulheres e agora elas conseguiram chegar até aqui. É nosso dever, enquanto poder público, oportunizar e dar condições para que as pessoas possam melhorar de vida, então esse é um momento muito especial”, frisou a secretária.
De acordo com a gerente das agências do Sicredi em Nova Andradina, Camila Guerreiro, a instituição fez questão de se tornar parceira da ação por compartilhar dos mesmos propósitos da iniciativa. “Somos parceiros do Sebrae porque também queremos fazer a diferença na vida das pessoas, agregar renda e construir uma sociedade mais próspera”, pontuou Camila.
Qualificação profissional e oportunidades de emprego e negócio
O Empreenda Hoje realizou palestras sobre empreendedorismo, liderança e competências profissionais, além de promover uma Feira de Negócios com empresários do município que apresentaram para a comunidade produtos do ramo da culinária e alimentação. Marcelle Maria Herbella e Ilma Barbosa, proprietárias da Marbella Salgados, foram duas das empreendedoras que participaram. “Foi uma ótima oportunidade para fazermos novos clientes e revermos os que já são conhecidos. Hoje mesmo trouxemos 10 cartões de visita e eles logo acabaram. Então a perspectiva é de que novas encomendas sejam feitas para nós”, comemorou Marcelle.
Outra ação trazida pelo Empreenda Hoje, foi a Rodada Mista de Empresas e Empregos, que reuniu representantes de 13 empresas que tiveram a possibilidade de fazer networking, iniciar parcerias e entrevistar candidatos para as vagas disponíveis. Entre os participantes esteve o empresário Willian Marcos Prado, proprietário da autoescola Willian’s Prado, que classificou a atividade como exemplo de ação em que todas as partes envolvidas são beneficiadas. “É um evento ganha-ganha, com certeza trouxe muitas contribuições para nossa empresa”, pontuou Willian.
Além de pequenos negócios locais, também participaram da rodada interessados em ingressar no mercado de trabalho. Ao todo, 35 pessoas passaram por entrevista com representantes de diferentes empresas em uma única manhã. A sócia-proprietária da Destaq Imobiliária, Lorena Ribeiro está há algum tempo tentando preencher uma vaga no setor comercial e saiu otimista da rodada. “Recebi três currículos e pelo menos um ficou na mira”, contou Lorena. Ao todo foram ofertadas mais de 300 vagas de emprego por oito empresas âncoras participantes: Naturafrig Alimentos, JBS Couros, JBS Indústria, Grupo Zanchetta, Eletrocal Corfio, Energética Santa Helena, Usina Laguna – Álcool e Açúcar, AGT – Agroterenas.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.