Estratégias imprescindíveis para quem deseja empreender, tendo a tecnologia e a inovação como aliadas para a consolidação da ideia de negócio, foram levadas para estudantes e empresários de Coxim, por meio da palestra “Meetup Tech: Mídias Sociais”, que trouxe a história de sucesso dos irmãos empreendedores Bruno e Hugo Crippa.
Realizada nesse sábado (6), no Tribos Bar e Choperia, a ação foi a primeira iniciativa promovida pelo Grupo de Trabalho voltado a inovação, formado no município com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal.
Composto por representantes da administração municipal, via Secretaria Municipal de Educação, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e das Universidades Federal e Estadual do Estado (UFMS e UEMS), além de empreendedores locais, o Grupo de Trabalho atua para transformar o município em um ambiente, cada vez mais, propício a inovação.
De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Paiva, a consolidação dessa rede integrada de atores tem a proposta de envolver a comunidade no processo, trazendo temas de relevância para o debate. “A finalidade do grupo é trabalhar o empreendedorismo por meio da tecnologia da inovação, trazendo iniciativas que inspirem a criação de modelos de negócios nesse contexto. Por isso, trazer o case de sucesso dos irmãos Crippa foi tão relevante, eles têm uma história voltada a inovação, o que inspira, principalmente, os jovens a ficarem atentos à essas oportunidades”, pontuou Jane.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Coxim, Saimon Cândido, abordar a temática da inovação é mais uma iniciativa trazida para o município que irá corroborar para o fomento ao empreendedorismo, pois existem demandas no mercado por diferentes tipos de profissionais que atuam nesse contexto.
“Pessoas com conhecimento na área de comunicação, por exemplo, como videomakers que produzem conteúdo para as redes sociais utilizando somente o celular, estão sendo, cada vez mais, procurados pelas empresas. Então, falar sobre inovação e empreendedorismo digital é necessário para estimular a juventude e inspirá-la a apostar nesse mercado que está em expansão”, destacou o secretário.
Inspiração para empreender
Durante a palestra, Hugo e Bruno Crippa apresentaram ao público como transformaram a paixão pelo universo geek e pela cultura pop em um negócio promissor e, em 2015, criaram a camiseteria Bigoti, apostando, principalmente, na divulgação dos produtos e vendas pela internet, com grande parte dos clientes concentrada em São Paulo. Os irmãos também são sócios-proprietários da Multideias Marketing – uma agência especializada em social mídia e marketing digital que funciona em Coxim.
Durante o bate-papo, os palestrantes falaram sobre o caminho percorrido até o empreendedorismo e o trabalho que desenvolvem na área. “Foi um bate-papo inspirador sobre marketing digital, onde tive a oportunidade de compartilhar um pouco sobre o trabalho que realizamos na Multideias Marketing. No evento, destacamos como a nossa abordagem inovadora e estratégias criativas têm impulsionado resultados significativos para nossos clientes. Foi gratificante poder trocar experiências e insights com empresários e pessoas interessadas em seguir no ramo digital”, disse Bruno.
Profissionais da área de comunicação, os irmãos também trouxeram a importância das marcas se fazerem presente no mundo digital e abordaram o mercado em Coxim. “Explorei a sinergia entre mídias digitais e jornalismo, destacando como a minha trajetória profissional moldou o entendimento que eu tinha desse cenário, tanto que, criar a agência em Coxim, foi resultado dessas experiências e marcou o início de uma jornada dedicada a conectar as marcas aos seus públicos. Fazer parte desse processo de amadurecimento da mídia digital em Coxim é incrivelmente gratificante. Ainda há um vasto terreno a ser explorado nesse ramo, considerando a escassez de profissionais capacitados na área, por isso a importância de falarmos sobre esse assunto”, expôs Hugo.
Na data, o público teve a oportunidade de esclarecer dúvidas e trocar experiências com os empresários e, além disso, foram disponibilizadas duas vagas de estágio para os interessados voltadas para o aprendizado de técnicas de videomaker, incluindo a utilização de drones, e produção de arte.
Para quem participou da palestra, como o empreendedor Bruno Cavaledo, o encontro trouxe um conteúdo muito enriquecedor, principalmente, para os pequenos negócios que precisam estar presentes nas redes sociais. “Para as pessoas que ainda estão meio sem saber como trabalhar com o marketing digital e querem se profissionalizar, essa palestra foi extremamente instrutiva. Todas as abordagens irão ajudar muito a quem quiser empreender nessa área a decolar”, expôs Cavaledo.
História de sucesso
Ilustrar camisetas com personagens, cores e frases que remetem ao universo da cultura pop foi a ideia de negócio consolidada pelos irmãos Crippa, em 2015. Bruno deixou a carreira de publicitário e Hugo, a de jornalista, para criarem a camiseteria Bigoti, em Coxim, a 253 quilômetros de Campo Grande.
“Anteriormente, eu tinha uma empresa que trabalhava com mídia publicitária alternativa, foi quando resolvi mudar de ramo e montar um novo negócio, convidei meu irmão Hugo, de 32 anos, e ele topou na hora, saiu do emprego e começamos a trabalhar na ideia de montar uma empresa de camisetas”, relembra Bruno.
O intuito dos irmãos era fazer toda a produção, desde a costura até a estampa das camisetas, além de todo o trabalho de marketing e consolidação da marca. Nesse processo, vários desafios surgiram, um deles era encontrar fornecedores que pudessem atendê-los no interior de Mato Grosso do Sul e viabilizar as vendas que eram feitas, na maioria das vezes, para outros estados em uma loja virtual.
“Não foi tão simples como imaginávamos, fomos evoluindo na produção das peças, aprendemos a cortar a malha, fazer moldes e estampar, só terceirizávamos a costura. Tivemos dificuldades com fornecedor porque aqui na cidade não tem, então, a maioria da nossa matéria prima tinha que vir de fora. Outro ponto foi o frete que sai um pouco mais caro para o cliente, pois grande parte das nossas vendas é feita para região sudeste, principalmente estado de São Paulo”, expõe Bruno.
Segundo Bruno, atualmente, a dupla chegou na qualidade que queria e, com o sucesso da Bigoti, partiu para um novo projeto: a marca “Tormento” – uma camiseteria dedicada a estampas com referências diferenciadas. “A Tormento será uma marca voltada a cultura underground, desde o pessoal da música pesada, fãs de filmes de horror e galera do skate, a marca está pra completar um ano de vida, e a resposta tem sido boa”, comemorou Bruno.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.