Feirinha do JEPP: Alunos da área rural de Chapadão do Sul expõem produtos desenvolvidos em sala

/ / Artigos

Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Nesta semana, entre quarta-feira (10) e quinta-feira (11), foi realizada a Feirinha do JEPP em três Escolas Municipais de Chapadão do Sul: Aroeira, Ribeirão Polo e Pedra Branca. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que estudam na área rural, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela segunda vez em Chapadão do Sul, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Nas três escolas rurais de Chapadão do Sul, 132 alunos participaram do projeto e 4 professoras foram capacitadas.

Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Para a estudante Bárbara Aparecida Ribeiro Costa, que estuda na Escola Municipal Aroeira, o JEPP trouxe experiências únicas e dinâmicas. “Eu gostei muito de trabalhar esse tema em sala de aula, foi algo muito diferente do que estamos acostumados. Aprendi que empreender é começar pela iniciativa, aprender coisas novas e ser um bom empreendedor social. Eu produzi para a feira cachorros de rolo de papel higiênico e lã e fiz também vasos de serragem com massa de maisena. Vou levar todos esses conhecimentos para a vida”, completou Bárbara.

Para a professora Isabel Ribeiro de Freitas, que trabalha na Escola Municipal Pedra Branca, nas turmas do 1° ao 9° os alunos participaram ativamente da metodologia. “Os alunos gostaram muito do tema empreendedorismo, pude perceber que eles se tornaram independentes em relação a pesquisas e compreensão do funcionamento do mercado. Eles realmente estão se tornando empreendedores. O JEPP foi muito proveitoso e nos trouxe uma diversidade de trabalhos”, disse a professora.

Para Giovana Pereira da Silva, aluna da Escola Municipal Ribeirão Polo, as aulas foram divertidas e de muito aprendizado. “Eu pude aprender várias formas de planejar o meu negócio, como gastar o meu dinheiro de forma consciente e a partir disso ter lucro. Para a feirinha do JEPP eu produzi bolo de pote, mini pizza e temperos”, finalizou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.