Feirinha do JEPP: Alunos de escolas urbanas de Rio Brilhante expõem produtos desenvolvidos em sala de aula

/ / Rio Brilhante

Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Na última sexta-feira (26), foi realizada a Feirinha do JEPP em oito Escolas Municipais de Rio Brilhante. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Rio Brilhante, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Nas oito escolas de Rio Brilhante, 761 alunos participaram do projeto e 43 professores foram capacitados.

Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Entre as escolas que participaram do projeto estão a Escola Municipal Criança Esperança III, Escola Municipal Criança Esperança IV, Escola Municipal Criança Esperança V, Escola Municipal Criança Esperança VI, Escola Municipal Rural Artur Tavares de Melo, Escola Municipal de Rio Brilhante, Escola Municipal Euclides da Cunha e Escola Municipal São Judas.

Segundo Isabelly Flores Barbosa, aluna da escola Escola Municipal Criança Esperança VI, o apoio da escola foi essencial para o desenvolvimento do projeto. “Eu gostei muito de trabalhar com as plantas. O JEPP me mostrou várias coisas novas, o conteúdo é bem diferente do que eu estava acostumada. A professora nos ajudou a desenvolver os produtos para a feirinha e consegui vender tudo, agora eu sei que para ganhar dinheiro não preciso gastar muito”, disse Isabelly.

Para Edileia Ramona Corrêa de Souza Carvalho, professora da Escola Municipal Criança Esperança VI, a metodologia veio como um desafio para o aprendizado. “O JEPP no início nos assustou um pouco, mas no decorrer da metodologia vimos que as crianças estavam gostando muito, tanto de fazer os produtos quanto na venda. O projeto foi dinâmico e divertido, com certeza estamos ansiosos para o próximo ano”, completou a professora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.