Fortalecimento do comércio local e da agricultura familiar, desburocratização de processos e fomento à uma cultura empreendedora nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Santa Rita do Pardo, executado, pela segunda vez, desde maio de 2022, em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.
Nesta segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande. Na data, representando o prefeito de Santa Rita do Pardo, Lúcio Roberto Calixto Costa, a agente de Desenvolvimento, Hingridhy Martinez, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho da gestão municipal para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.
“O Cidade Empreendedora foi essencial para o desenvolvimento do município, com ele diversas ações foram executadas. Proporcionando capacitação para população e fomentando o empreendedorismo na cidade. Tivemos um número expressivo atendimento aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio na Sala do Empreendedor. Com certeza o programa alcançou um resultado espetacular”, ressaltou.
A partir do programa Cidade Empreendedora, foram realizadas diversas ações em Santa Rita do Pardo focadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas pelo município são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo.
“O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.
Apoio ao comércio local
O programa Cidade Empreendedora atua no município melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte ao pequeno empresário com capacitações e orientações. Neste sentido, foram realizados mais de 2.300 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 350 empresas distintas em Santa Rita do Pardo.
Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. Essa atuação fomentou o empreendedorismo no município, com a redução de 42% no número de fechamento de empresas, durante o Cidade Empreendedora, de maio de 2022 a abril de 2024, se comparado com o período anterior.
O levantamento também mostra que houve a abertura de 171 novo negócios durante a execução do programa. Atualmente, são 661 empresas ativas na cidade. Além disso, o número de microempreendedores individuais cresceu, com um aumento 26% nas formalizações durante o programa. No total, há 269 MEIs ativos no município.
Dentre as ações realizadas de fomento ao empreendedorismo, o grande destaque foi o Dia da Oportunidade, promovido em julho de 2023, com a participação de 270 pessoas. O evento trouxe feira com empreendedores e produtores da agricultura familiar, sessão de negócios para conectar empresários e gerar novas parcerias, além de palestras gratuitas.
Com o apoio do Sebrae/MS, o município também desenvolveu, a partir do Cidade Empreendedora, o programa Gestão e Sabor que levou capacitação para os comerciantes locais na área de técnicas gastronômicas, como elaboração de pratos e hambúrguer gourmet, e na área de gestão empresarial, como precificação e planejamento financeiro, o que profissionalizou os negócios e ampliou as vendas. Esse trabalho também integrou os empreendedores locais e resultou na criação da Associação de Feirantes e Foods Truck de Santa Rita do Pardo.
Com o intuito de promover a qualificação profissional no município, com o foco no empreendedorismo ou recolocação no mercado de trabalho, foram realizados cursos por meio de unidades móveis de capacitação – uma iniciativa feita em parceria com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com entidades do Sistema S. Santa Rita do Pardo já recebeu seis carretas com cursos nas áreas de solda, costura e panificação.
Além disso, o Cidade Empreendedora levou para o município melhorias para a Sala do Empreendedor – principal ponto de apoio para os empresários locais presente em Santa Rita do Pardo. O espaço ganhou uma nova identidade visual, além de um kit composto por notebooks e camisetas. Outra mudança foi a ampliação dos serviços oferecidos a partir da instalação de um ponto de atendimento virtual da Receita Federal, tornando a infraestrutura completa para atendimento aos empreendedores locais. Com essas iniciativas, a excelência do trabalho realizado pela sala de Santa Rita do Pardo foi reconhecida pelo Sebrae/MS, em 2024, quando o espaço recebeu o selo Bronze de referência em atendimento. A sala fica na Rua Geraldo da Silva Souza, s/nº.
Gestão pública e compras governamentais
Mais do que dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população. Isso possibilitou, por exemplo, maior celeridade para a abertura de empresas no município.
Com a execução de um plano de desburocratização, a Prefeitura Municipal começou a utilizar a RedeSim de forma plena, integrando todos os órgãos envolvidos na formalização de empresas do município, como a Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.
Também foram adotadas estratégias para a melhoria do ambiente de negócios do município, como a dispensa de atos públicos de liberação para microempreendedores individuais e empresas de baixo risco, como alvarás de localização e funcionamento, licenças sanitárias e ambientais, o que trouxe mais dinamismo ao processo. As mudanças possibilitaram a redução de 78% no tempo médio de abertura de empresas, atualmente, o procedimento é feito em média, em 2h, de acordo com o site da RedeSim do Governo Federal.
Já na área de Compras Públicas, a equipe também recebeu consultoria especializada para tornar o processo mais célere e eficiente e conhecer as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006.
Com esse trabalho, o município passou a usar o dispositivo do credenciamento para a contratação de mão de obra local voltado para microempreendedores individuais (MEI), que, normalmente, não acessavam as licitações. Ao todo, várias atividades econômicas têm acesso e podem prestar serviço para a prefeitura em diversas áreas.
Também foi feito um trabalho no âmbito das compras públicas rurais, para auxiliar o município a adquirir mais itens dos produtores da agricultura familiar via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A partir disso, Santa Rita do Pardo aumentou as chamadas públicas para a aquisição de alimentos da agricultura familiar.
Em 2023, a prefeitura começou a adquirir itens para atender a secretaria de saúde, além da pasta de assistência social. Ao todo, a compra feita para contemplar as duas áreas, ultrapassaram os R$ 500 mil reais – o dobro do valor investido no ano anterior. Os produtos são adquiridos da associação de produtores rurais do município, gerando renda para as famílias e fomentando o empreendedorismo no campo.
Cultura empreendedora
Por meio do programa Cidade Empreendedora, cerca de 1.200 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras em 2022 e 2023, nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula, de modo a trabalhar o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento.
Uma das ações promovidas foi a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do Ensino Fundamental e a palestra “O futuro é massa”, com Edgar Andrade, fundador do canal maker e co-fundador e ex-sócio da Mr. Plot, empresa criadora do Mundo Bita, com participação de mais de 250 alunos.
Outra iniciativa foi o projeto Recicla Verdinho. Em Santa Rita do Pardo, foram contemplados 200 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Raimundo Cândido em 2023. A iniciativa permite que os estudantes troquem itens que seriam descartados em casa por moedas sociais chamadas “verdinhos” e, com elas, podem adquirir hortaliças e frutas oriundas da agricultura familiar na feira da cidade. O valor dos produtos foi repassado aos produtores pela Bracell, que foi parceira na ação. Foram beneficiados agricultores da Associação Mista dos Produtores do Assentamento São Thomé (AMPAST).
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.