Servidores do setor de licitações e contratos administrativos de sete municípios que aderiram ao programa Cidade Empreendedora (Bataguassu, Bodoquena, Chapadão do Sul, Figueirão, Maracaju, Ribas e Sidrolândia) participam a partir desta segunda-feira (03), com o apoio do Sebrae/MS, do Congresso Brasileiro de Boas Práticas de Contrato e Compras Públicas, em Bonito.
Além disso, como atividade paralela ao Congresso, o Sebrae/MS proporcionará a estes gestores públicos – por meio de oficina prática – o acesso a uma metodologia de planejamento de “Licitação exclusiva para Microempreendedor Individual – MEI”, praticada pelo Governo do Distrito Federal. A capacitação acontece no escritório regional da instituição de apoio aos pequenos negócios em Bonito nesta terça-feira (4) pela manhã.
De acordo com Cristiane Gomes Nunes, gestora de compras públicas do Sebrae/MS, estes conhecimentos contribuirão para que os municípios desenvolvam políticas públicas de compras aplicando tratamento diferenciado na contratação de produtos e serviços dos pequenos negócios.
“A Prefeitura poderá criar uma cadeia de fornecedores formalizados como microempreendedor individual para a realização de pequenos reparos em prédios públicos e escolas municipais, por exemplo. Ganha o poder público, pela proximidade e agilidade na prestação de serviços dos fornecedores, e ganha a sociedade, com a circulação de recursos públicos no local, gerando um ciclo virtuoso para a economia no município”, destaca Cristiane.
O Congresso Brasileiro de Boas Práticas de Contrato e Compras Públicas segue até o dia 6 de setembro e conta em sua programação com palestras, painéis, workshops e talk shows ministrados por especialistas de referência no cenário nacional.
Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae que tem como objetivo promover o desenvolvimento local por meio de um trabalho conjunto com prefeituras municipais, para atuar com foco em eixos estratégicos da economia.
O programa está dividido em oito eixos que visam acelerar o desenvolvimento: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados no estado devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800.
Por: Bruno Navarros