O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN) e a empresa Ciarama Máquinas, lançou o projeto Recicla Verdinho na Escola Municipal Prof. Milton Dias Porto, nesta segunda-feira (05). A iniciativa visa a conscientização das crianças sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental, além de promover o consumo de alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar.
É a primeira vez que Naviraí receberá o Recicla Verdinho, permitindo com que 175 estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal troquem itens descartados em casa por moedas sociais chamadas “verdinhos”. Com essas moedas, eles podem adquirir alimentos na feira da cidade. Para a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, a expectativa é motivar as crianças a adquirir alimentos saudáveis e estimular também os pais a se envolverem, ampliando o impacto do projeto e alcançando mais pessoas.
“O projeto engloba diversas áreas do município, como educação, meio ambiente e desenvolvimento econômico, e tem o objetivo de contribuir para o meio ambiente, incentivando também as crianças que têm dificuldade em consumir verduras. Além disso, valoriza a agricultura familiar local e incentiva o comércio e a população a consumir produtos da região”, enfatizou a prefeita.
De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Elizabeth Verginio, o projeto Recicla Verdinho desempenhará um papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar no município, ao mesmo tempo em que estimula a conservação do meio ambiente e promove a segurança alimentar das famílias. “O Recicla Verdinho é mais uma iniciativa que visa garantir renda para aqueles que vivem no campo, uma vez que o uso da moeda social incentiva as famílias a aumentarem o consumo de hortifrútis, contribuindo para fortalecer os pequenos negócios rurais”, pontuou.
O gerente municipal de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Guedes, destacou a importância do projeto Recicla Verdinho ao incentivar desde cedo nas crianças o hábito de reciclar. “Através do projeto, será possível proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer a realidade e o destino dos objetos que elas irão coletar, contribuindo para reduzir o acúmulo de resíduos nos aterros sanitários. Além disso, elas aprenderão a lidar com o dinheiro, adquirindo noções de matemática e aprendendo a fazer escolhas conscientes”, pontuou.
Já a gerente municipal de Educação, Tatiane Morch, reforçou a abrangência e os benefícios do projeto para as crianças de Naviraí. “O projeto trabalha desde a reciclagem até a alimentação saudável. As crianças terão aulas sobre alimentação saudável, economia e desenvolvimento econômico. O mais importante é que eles irão vivenciar na prática o que os professores tentam ensinar em sala de aula”, completou.
Por fim, o gerente de Meio Ambiente, Luiz Alberto Ávila Silva Junior, ressaltou a expectativa de que o projeto seja bem-sucedido e contribua significativamente para a conscientização ambiental. “Trabalhamos com a educação ambiental, a reciclagem e o apoio à agricultura familiar, por meio de parcerias que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso município. Estou com grandes expectativas. Hoje é apenas o começo, tenho certeza de que trará resultados muito positivos para Naviraí”, afirmou.
No projeto Recicla Verdinho, cada estudante terá a oportunidade de trocar dez itens de reciclagem por um “verdinho”. Essa moeda social poderá ser utilizada para adquirir produtos da agricultura familiar nas feiras, em barracas identificadas como apoiadoras do projeto. O material reciclável coletado pelos alunos será doado para a Cooperativa Recicla Naviraí, composta por aproximadamente 25 cooperados.
O valor dos produtos fornecidos para as crianças será repassado integralmente aos produtores pela empresa Ciarama, promovendo o fortalecimento da economia local e incentivando a agricultura familiar. A troca dos produtos será viabilizada através da participação de pelo menos 20 pequenos produtores da região, que estão cadastrados no projeto e oferecerão uma variedade de produtos frescos e saudáveis.
O diretor da Escola Municipal Prof. Milton Dias Porto, Professor Admilson Santana, ressalta que o projeto tem como objetivo principal ensinar às crianças sobre a importância da educação ambiental, da educação financeira e da alimentação saudável. “Esse verdinho poderá ser usado pelos estudantes para adquirir produtos na feira, especialmente na Feira do Galo. Nas barracas identificadas, onde os produtores já foram cadastrados, os alunos poderão trocar o verdinho pelos produtos naturais, excluindo completamente os produtos industrializados que contêm conservantes. Priorizamos a questão da alimentação saudável”, destacou.
Em Mato Grosso do Sul, além de Naviraí, essa iniciativa também é realizada em Rio Brilhante, Maracaju, Costa Rica, Nova Andradina, Dourados, Amambai, Rio Verde de Mato Grosso, Inocência, Paraíso das Águas e Nova Alvorada do Sul. Essa expansão do projeto visa promover a sustentabilidade, incentivar a reciclagem e proporcionar uma alimentação mais saudável para as crianças. Com a participação de diversos municípios, a iniciativa fortalece o compromisso com a educação ambiental, o consumo consciente e o desenvolvimento econômico local.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.