Destacar as potencialidades da cidade para o público externo e fomentar o desenvolvimento são os principais objetivos da iniciativa realizada pelo programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura
Como a população local enxerga Nova Andradina e quais são as principais características do município que podem ser destacadas para quem é de fora? Responder essas questões e, a partir delas, consolidar a imagem da cidade para atrair investimentos e conquistar novos públicos foi a principal proposta da oficina de “Marketing territorial”, realizada na terça-feira (15), na Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (ACINA). Promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, a ação faz parte do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora e integra o eixo “Cidade + Competitiva”.
A oficina reuniu representantes da Prefeitura Municipal, como a secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Juliana Lopes, e de diversos segmentos da sociedade, como comércio local e lideranças, para pensar de forma colaborativa em quais são os potenciais do município e particularidades que podem ser elencadas para definir a identidade de Nova Andradina.
De acordo com o consultor do Sebrae/MS, Odair Mombach, a proposta desse trabalho é trazer mais competitividade para a cidade. “O intuito é criar uma marca para o município como forma de apresentá-lo para pessoas que estão em outras cidades do país. Por exemplo, quando pensamos no Rio de Janeiro, logo lembramos que se trata da ‘cidade maravilhosa’, então, a ideia é mostrar o que Nova Andradina tem para oferecer a partir da consolidação de uma imagem que atraia novos investimentos, estimule o turismo e promova o desenvolvimento sustentável”, destacou.
Para o empresário e engenheiro ambiental Bruno Sugita Yasunaka, a ação traz mais pertencimento aos cidadãos em relação a sua história. “Nós, Nova Andradinenses não sabemos muito sobre a nossa história, sobre a nossa cultura, e algumas informações são totalmente desorganizadas. E o Sebrae com essa oficina nos faz enxergar um pouco sobre o que temos, e assim criamos uma cultura regional, que a partir daí dá para criar uma série de cadeias: cadeia de marketing, de produtos, entre outros”, ressalta o empresário.
Com a proposta de destacar as características únicas da cidade, construindo uma “marca territorial” que a diferencie das demais localidades, a metodologia aplicada consistiu em três etapas: mapeamento das forças e elementos identitários locais; construção de cenários futuros de posicionamento; e apresentação e análise dos resultados.
Na data, foram levantados diversos elementos que são essenciais na construção da identidade territorial de um lugar. Dentre os principais, destacam-se aspectos que são frequentemente lembrados e associados pelas pessoas quando pensam em determinado local, como produtos típicos, expressões culturais, arquitetura, monumentos, histórico e religiosidade.
Para contribuir com esse processo de formação da identidade local, também foi criada uma pesquisa voltada para ouvir a opinião da população sobre os principais elementos do município. Quem desejar, pode participar da iniciativa de forma on-line, basta responder o questionário bit.ly/pesquisacidadeempreendedora. Além da criação de uma marca territorial para o município, o trabalho irá resultar em um plano de ação voltado para o posicionamento estratégico da imagem local, de modo a fomentar o desenvolvimento.
Cidade + Competitiva
Com a renovação da parceria com o Sebrae/MS para a execução do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora no município, a Prefeitura Municipal aderiu ao eixo “Cidade + Competitiva” como uma das principais estratégias para aumentar a competitividade e dinamizar a economia de Nova Andradina.
Para promover a cidade, ressaltando as potencialidades que possui, além das oportunidades de investimento, essa vertente de trabalho visa consolidar a imagem do município para o público externo. Com foco nesse propósito, serão realizadas diversas iniciativas que visam aperfeiçoar as ações da administração municipal, melhorar as políticas públicas e promover a integração entre os representantes do setor produtivo e as lideranças locais, para que possam atuar de forma conjunta em prol do desenvolvimento local.
Juntamente com Nova Andradina, o eixo “Cidade + Competitiva” também é trabalhado por meio do programa Cidade Empreendedora em outros 15 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Jaraguari, Jardim, Inocência, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.