Como parte do programa Cidade Empreendedora, capacitação foi voltada para agricultores da Colônia Bocaiuval
Nesta quarta-feira (11), por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, realizou uma oficina voltada para ajudar os agricultores da Colônia Bocaiuval a planejarem a produção. A capacitação foi realizada na escola da Colônia e contou com todos os protocolos de biossegurança.
A oficina foi ministrada pelo consultor do Sebrae/MS, Osvaldo Ramalho Neto, que desenvolve um trabalho no âmbito rural, junto aos produtores do município, por meio do eixo “Compras Públicas” – uma das vertentes do programa Cidade Empreendedora. Os agricultores são acompanhados e recebem orientações para que consigam fornecer alimentos à prefeitura por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
De acordo com Neto, os pequenos agricultores recebem suporte para planejar a produção e conseguir atender às chamadas públicas no tempo determinado, em relação ao tipo de hortifruti que é solicitado e a quantidade necessária. “Existe um descompasso entre os pedidos feitos principalmente pelas nutricionistas escolares e a produção dos agricultores familiares. Muitas vezes o produtor rural se compromete com alguns produtos, mas as entregas não são realizadas porque não tem o produto no momento da solicitação feita pelas escolas. É para antever todos os problemas citados que se faz necessário o treinamento de planejamento de produção com os produtores da agricultura familiar”, explicou Neto.
Segundo a analista técnica do Sebrae/MS que acompanha o desenvolvimento do programa Cidade Empreendedora em Porto Murtinho, Lorrany Godoy, a oficina foi bem sucedida e atendeu a necessidade dos produtores. “Foi uma oficina bem prática, de forma lúdica. Ensinamos como plantar, qual espaço cada tipo de planta precisa, o que eles têm que plantar de tempo em tempo para atingir a meta que eles se comprometeram na chamada pública. Então eles adoraram, quem participou saiu de lá encantado”, comentou a analista.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.