Entre os dias 4 e 6 de julho de 2023, as atendentes das Salas do Empreendedor de destaque, certificadas com o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento, dos municípios de Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba e São Gabriel do Oeste, embarcaram em uma missão especial em Santa Catarina. Em comum, todas essas cidades fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local.
A Missão Salas Premiadas teve como propósito premiar essas salas reconhecidas e proporcionar às atendentes uma oportunidade única de criar conexões, e ampliar seus conhecimentos em Florianópolis. As Salas do Empreendedor são locais de atendimento nas Prefeituras Municipais que facilitam os processos de abertura, regularização e baixa de empresas, além de fornecer serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). Cada sala conta com um atendente capacitado pelo Sebrae, que auxilia os empresários no processo de formalização de micro e pequenas empresas.
Anualmente, através de uma metodologia de avaliação baseada em critérios quantitativos e qualitativos, são atribuídas categorias de qualidade aos atendentes das salas do empreendedor. A avaliação segue uma ordem crescente, classificando o atendimento em bronze, prata e ouro, de acordo com critérios que refletem a satisfação das necessidades mapeadas na jornada do cliente.
Para o analista técnico do Sebrae/MS Dhiego Costa, a interação entre os estados ressaltou o aumento significativo da aproximação e engajamento das atendentes. “Durante a missão, visitamos três municípios em Santa Catarina: Floripa, Palhoça e Blumenau, onde as atendentes puderam vivenciar experiências enriquecedoras em centros de referência tecnológica e de inovação. Além disso, tivemos o prazer de conhecer uma das salas que recebeu o selo diamante”, comentou o analista.
A visita técnica também proporcionou às atendentes uma compreensão mais aprofundada dos desafios enfrentados. Segundo Priscila de Oliveira, atendente da Sala do Empreendedor do município de São Gabriel do Oeste, a visita serviu como uma lição para analisar os bons exemplos de outras localidades e as dificuldades enfrentadas por outras atendentes, possibilitando a criação de soluções através desse contato.
“Foram muitos aprendizados, mas destaco o aprendizado relacionado ao atendimento online. Algumas salas possuem atendimento automatizado no WhatsApp e uma pessoa designada para o atendimento online. Achei muito importante, porque às vezes as pessoas não têm tempo para se deslocar até a sala do empreendedor, e um atendimento à distância pode ser eficiente, um facilitador”, avaliou.
Elainne Maria, atendente da Sala do Empreendedor de Dourados, também considera a missão da visita muito produtiva, especialmente por permitir o contato direto com os principais agentes envolvidos no desenvolvimento de seus territórios. Trabalhando com indicadores e metas desde 2017, Elainne encara o selo como um desafio estimulante, mas destaca que seu maior incentivo vai além disso. “Meu maior estímulo é a visão que tenho sobre o potencial que a sala tem de desempenhar um papel protagonista no desenvolvimento do meu município”, concluiu.