Palestra sobre atendimento foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul
Para que pequenos produtores e comerciantes de Nova Alvorada do Sul saibam como atender melhor a clientela e garantir a venda dos produtos, na tarde desta quinta-feira (1º), o grupo participou de uma palestra, promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
Realizada na sede do Colégio Bombeiro Militar, com protocolos de biossegurança, a capacitação veio para preparar os comerciantes e agricultores para o início das atividades da Feira Municipal, que será neste sábado (3), e trouxe como tema “Atendimento: Fator fundamental para aumentar as vendas”. De acordo com o consultor Sebrae, Eduardo Raslan, responsável por ministrar a palestra, a ideia foi ajudá-los a melhorar tanto o atendimento ao cliente interno, quanto ao público em geral.
“São vários comerciantes e produtores que irão trabalhar no mesmo local, então é preciso que eles tenham um bom relacionamento. Mostrei a eles que atendimento também é respeitar os produtos e os preços dos outros feirantes. É preciso enxergar no outro um parceiro, não um concorrente. Nesse contexto, o importante é cooperar para competir. Além disso, também foi falado a respeito da importância de atender o cliente de forma personalizada, entender as exigências do público alvo e ter uma boa apresentação do produto”, esclareceu Eduardo.
Para os feirantes o conteúdo apresentado vai fazer bastante diferença no dia a dia. “A gente aprendeu bastante coisa nova e, apesar de já termos uma noção do que ele apresentou para nós, foi ótimo ouvir novamente. Agora eu entendi que nem sempre o que é bom para mim, é bom para o cliente, e temos que oferecer o que ele quer”, comentou Valdete Cassimiro da Silva, de 53 anos, produtor no assentamento Sucesso.
Já Ana Claudia Nogueira Ferreira dos Santos, de 43 anos, ressaltou que além do conhecimento a palestra trouxe motivação. A comerciante faz comidas típicas de festa junina e não vê a hora de expor os produtos na feira. “Foi excelente o encontro e deixou o pessoal bastante animado. Fazia bastante tempo que eu não mexia com vendas e as dicas que o consultor passou para nós foram importantes. Estou ansiosa para o início da feira”, expôs a comerciante.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Elisméia de Lima Borges, a Feira Municipal foi alocada no Parque Nelson Tereré, que fica bem no centro de Nova Alvorada do Sul, e, à princípio, irá funcionar aos sábados, das 15h às 19h30, e, aos domingos, das 7h às 12h. O espaço ao ar livre, permite que comerciantes atendam a população seguindo os protocolos de biossegurança.
“Esperamos o momento adequado para que a feira começasse a funcionar. Hoje, 50% da população de Nova Alvorada do Sul está vacinada, e, além disso, o local permite que as medidas de biossegurança sejam adotadas. Acredito que a feira vai devolver às famílias a liberdade de sair de casa com segurança, é um espaço para que os produtores possam comercializar o que produzem e irá estimular a geração de renda no município. Eles irão ter autonomia financeira e se sentirem valorizados, pois a população urbana irá saber o que o campo produz”, concluiu a secretária.