Por meio do programa Cidade Empreendedora, projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos será executado em escolas municipais
Por meio do eixo Educação Empreendedora, que integra o programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS em parceria com o Governo Municipal de Rio Brilhante, através da Secretaria de Educação, promoveu, na manhã de sábado (28), uma oficina voltada para os profissionais de educação da rede municipal de ensino que irão participar do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O evento foi promovido na Câmara municipal de Rio Brilhante, seguindo todos os protocolos de biossegurança.
Com a proposta de despertar nas crianças e adolescentes a criatividade e o interesse pelo empreendedorismo, o JEPP promove a formação dos docentes para que a temática seja trabalhada com os estudantes em sala de aula ou de forma virtual. Na data, a oficina foi realizada como parte da capacitação do corpo técnico e reuniu 34 profissionais de educação, além de coordenadores das instituições de ensino, para esclarecer como irá funcionar o projeto.
Segundo a consultora do Sebrae/MS, Luzia Louzada Neves Bezerra, foi apresentado o material que será utilizado com os estudantes junto com a fundamentação teórica e metodológica do projeto. “Foi exposto para os professores esse lado mais geral da metodologia para que assim eles disseminem a cultura empreendedora entre as crianças e os adolescentes, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores e mostrar que o público infanto juvenil tem a possibilidade de se tornar protagonista de própria vida”, pontuou a consultora.
Para os profissionais que participaram da capacitação, o encontro foi bastante produtivo e gerou boas expectativas em relação ao trabalho com os estudantes. A professora, Ilza Maria Machado, que atua na Escola Municipal Artur Tavares de Melo, ressaltou que o projeto será iniciado com as turmas do 2º ano e, para trabalhar o empreendedorismo, o tema em questão será “Temperos naturais”. “Pretendo fazer meu trabalho e colaborar com as demais professoras. Estou muito ansiosa pelo início do projeto, tenho certeza que iremos desenvolver o protagonismo dos nossos estudantes”, ressaltou Ilza.
Já a professora de artes, Cristiane Lopes, que trabalha no Centro Educacional Criança Esperança V, reforçou que a oficina foi muito interessante e explicou que, no caso da instituição onde atua, o JEPP terá início com os estudantes do 1º ano e o tema trabalhado será “O mundo das ervas aromáticas”. “O evento trouxe novos conhecimentos para todos nós. Acrescentou boas informações e nos deu mais vontade para realizar o projeto nas escolas que trabalhamos”, disse Cristiane.
Ainda neste ano, a metodologia do JEPP será aplicada em 12 escolas municipais de Rio Brilhante e irá beneficiar 316 estudantes que cursam do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. De acordo com Maria Zélia de Oliveira, coordenadora do projeto no município a reunião oficina foi bastante esclarecedora e produtiva. “Acredito que o evento tirou as dúvidas de quem estava presente e, a partir disso, teremos uma maior adesão por parte dos profissionais de educação, a oficina foi uma boa oportunidade de aproximar esses professores do projeto”, expôs a coordenadora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.