Oficina voltada aos profissionais da educação trabalhou métodos alternativos de ensino para aplicação na rotina dos estudantes
Por meio do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Inocência, realizou, nessa terça-feira (3), a oficina “Metodologias Ativas nos Processos de Aprendizagem”, voltada aos educadores do município. O objetivo da ação foi abordar, junto aos professores, o uso de metodologias alternativas, com técnicas inovadoras que promovam a participação dos alunos como protagonista no processo de ensino. Cerca de 50 pessoas participaram da palestra.
A consultora do Sebrae/MS, Ynara Paes, foi quem realizou a capacitação na cidade. De acordo com ela, a intenção da oficina foi sensibilizar os participantes a voltarem seu olhar para uma didática inovadora em sala de aula, dando mais autonomia ao estudante, em relação a seu próprio aprendizado.
“Por meio desta metodologia, o professor sai do papel de transmissor de conteúdo e se torna um facilitador do aprendizado. Isso proporciona o pensamento crítico do aluno frente ao conhecimento, melhorando sua capacidade de comunicação, trabalho em grupo e resolução de problemas”, citou a consultora.
Professor de ciências, Rogério Eduardo da Silva ressaltou a importância da metodologia ativa como uma forma de tornar os estudantes mais responsáveis enquanto personagem ativo no processo educacional. “Metodologias ativas estimulam o aluno a sair de sua zona de conforto, fazendo com que deixem de receber o conhecimento passivamente e se tornem ativos no processo de ensino, contando com o suporte do professor”, comentou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site oficial.