Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, capacitação teve o propósito de auxiliar na melhoria dos processos públicos
Gestores públicos que atuam na Prefeitura Municipal de Santa Rita do Pardo participaram de uma capacitação sobre inovação promovida pelo Sebrae/MS, nesta terça-feira (9). A oficina Inn Xperience foi realizada por meio do eixo Inovação do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez no município, em parceria com administração pública.
Com a proposta de auxiliar os gestores a melhorarem os processos públicos, a capacitação trouxe uma ferramenta de ideação para que o grupo pudesse analisar de que forma as tarefas são executadas e quais as melhorias poderiam ser implementadas. A oficina contou com a participação do prefeito de Santa Rita do Pardo, Lucio Roberto Calixto Costa, que reforçou a importância da capacitação: “O curso veio para auxiliar os gestores públicos sobre a importância do planejamento dentro da estrutura municipal, com isso, esperamos conseguir melhorar as atividades desenvolvidas pela prefeitura”.
Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Edivaldo Araújo, a oficina veio para promover a integração entre os gestores públicos, além de auxiliar os gestores a elencarem possíveis mudanças na forma de atuação que podem gerar grandes resultados. “A proposta vai auxiliar a administração pública da cidade, possibilitando uma melhoria no processo de análise e execução das atividades propostas. Conseguindo identificar os pontos que necessitam de aperfeiçoamento e encontrando soluções para esses processos”, expôs Edivaldo.
Planejamento e compreensão de demandas, também foram pontos importantes abordados durante a capacitação, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso. “Vamos lidando com as situações de modo usual e rápido e acabamos por não conseguir compreender o que é realmente necessário ou não. Então, é muito importante ter esse conhecimento organizacional, pois nos faz entender melhor a demanda, além de possibilitar que a gente consiga se organizar melhor para atendê-la”, destacou a gestora.
Já a coordenadora da área de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Keile Barcelos Faustino, ressaltou que a oficina trabalhou pontos diversificados sem perder o foco no desenvolvimento da temática. “Inovar é algo indispensável atualmente. Então, o encontro foi enriquecedor para entendermos como aplicar a inovação dentro dos nossos processos de trabalho e como profissionais na área. Além de acreditar que conseguiremos avançar no quesito gestão de pessoas e gestão de trabalho”, explicou a coordenadora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.