Metodologia visa a elaboração do Plano Municipal de Agricultura Familiar para a cidade, construído junto ao setor produtivo
A agricultura familiar é um dos principais setores responsáveis pela geração de empregos e renda no estado e, para fortalecer o segmento em Corumbá, ao longo desta sexta-feira (25), o município recebeu o 1º Seminário de Sustentabilidade. Voltada para produtores rurais, a ação é uma realização do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal.
Com cerca de 25 participantes, incluindo representantes de associações de agricultores da região, a iniciativa foi realizada no Centro Sebrae Pantanal, localizado em Corumbá. Na ocasião, eles discutiram o Plano Municipal de Agricultura Familiar, que visa o desenvolvimento de quatro principais eixos: comercialização, infraestrutura, assistência técnica, e logística.
De acordo com consultor do Sebrae, Cassio Rodrigues, que acompanhou a ação, reunir representantes de diferentes entidades como Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Senar/MS e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), além dos próprios agricultores e associações foi extremamente relevante para que as discussões fluíssem e o planejamento se consolidasse.
“Desse seminário, vamos ter uma proposta firme para que o governo municipal e os outros atores envolvidos com a agricultura familiar, passem a executar a partir de 2023. Esse plano municipal foi pensado em conjunto e construído a várias mãos com um objetivo em comum: ampliar os canais de comercialização dos produtos e superar obstáculos que foram apontados por quem está diretamente na produção, no apoio a esses agricultores e na gestão pública”, ressaltou o consultor do Sebrae/MS.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Cássio Augusto, explica que vários segmentos da população de Corumbá estão envolvidos com a agricultura familiar, a exemplo de pequenos produtores de associações, estudantes, além da equipe da gestão municipal. Por isso, é importante ter este momento para que todos possam, juntos, definir prioridades.
“A ideia deste plano de ação é que possamos trabalhar de maneira conjunta e organizada. Por isso, hoje nos reunimos para traçarmos esse projeto e sairmos daqui cientes do que cada um é responsável. Confiamos que vamos colher mais rapidamente os frutos após essa reunião”, afirmou o secretário.
Para a representante da Associação dos Produtores Rurais do Assentamentos Tamarineiro II e Paiolzinho, Rosangela Macedo, que esteve presente no encontro em nome de 62 associados, a iniciativa complementa as necessidades dos produtores rurais. “A nossa intenção é aumentar a produção e diversificar os produtos, para poder ofertar opções e atender esses programas que existem, como o PNAF, PNAE estadual e o municipal, e outros clientes. A gente observa que com essas reuniões, e plano que é para ser montado, a gente vai ter como vender mais, gerar mais renda”, explicou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.
Serviço:
Centro Sebrae Pantanal
Endereço: Avenida Rio Branco, 1180, bairro Universitário (Corumbá)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h