Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, capacitação teve o propósito de auxiliar na melhoria dos processos públicos
Secretários municipais de Nova Andradina participaram de uma capacitação sobre inovação promovida pelo Sebrae/MS nesta semana. A oficina Inn Xperience foi realizada por meio do eixo Inovação do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez no município, em parceria com a prefeitura, desde março deste ano.
Com a proposta de auxiliar os gestores municipais a melhorarem os processos públicos, a capacitação trouxe uma ferramenta de ideação para que o grupo pudesse analisar de que forma as tarefas são executadas e quais melhorias poderiam ser implementadas. Na última quarta-feira (27), a oficina foi ministrada pela consultora do Sebrae/MS, Érica Jacob, e envolveu também uma parte prática.
“Abordamos a inovação, não no sentido de novas tecnologias, mas com a ideia de entender o que pode ser melhorado na forma de execução com aquilo que já existe. Então, o objetivo foi ajudá-los a inovar para produzir um resultado similar, mas com a melhoria dos processos anteriores. A oficina foi feita de forma dinâmica para que todos pudessem contribuir e identificar quais eram os pontos de contato negativos dos processos. A partir daí foram pensadas nas melhorias que poderiam ser implementadas. Essas melhorias irão compor um plano de ação que trará um impacto positivo para o processo”, esclareceu a consultora do Sebrae/MS.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hernandes Ortiz, durante a capacitação foi pensada na importância da modernização dos sistemas utilizados pelos setores da administração pública, para melhorar a qualidade do atendimento à população e otimizar os serviços. “Através dessa oficina, pudemos pensar em como corrigir erros, buscando aprimorar o atendimento e desenvolver mecanismos capazes de implantar uma gestão pública empreendedora, motivada e que possa criar um ambiente cada vez mais promissor para o desenvolvimento”, relatou o gestor.
Durante a oficina foram trabalhadas cinco vertentes principais: infraestrutura, compras públicas, serviços, processos e cultura do servidor. As equipes das secretarias identificaram os gargalos, analisaram de que forma as tarefas são executadas, propuseram soluções pontuais, além de estabelecer um plano de ações e metas para cada setor da Prefeitura Municipal.
Além do secretário de Desenvolvimento, também participaram da capacitação, os seguintes gestores: Valter Valentim Pinto (Planejamento), Emerson Nantes (Finanças), Roberto Ginel (Serviços Públicos), Júlio Cesar Castro Marques (Infraestrutura), Giuliana Masculi (Educação) e Sergio Maximiano (Saúde).
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.