“Fique em Dia, MEI!”: Mutirão teve início na Região Sul de MS com atendimentos a microempreendedores

/ / Amambai, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina

Ação gratuita segue até 14 de novembro, em seis municípios do Estado, com orientações e serviços para auxiliar empreendedores na regularização fiscal e fortalecimento dos negócios

 

Com atendimento aos microempreendedores individuais em Amambai, Dourados, Maracaju, Nova Andradina e Ponta Porã, o mutirão “Fique em Dia, MEI!” teve início nessa segunda-feira (10) e segue até sexta-feira (14). Realizada pelo Sebrae/MS, a iniciativa oferece suporte a esse público para a quitação de pendências tributárias e atualização cadastral, além de esclarecer dúvidas sobre obrigações fiscais. Em Naviraí, a ação ocorrerá a partir de amanhã (12) e também segue até o 14 de novembro, em calendário diferenciado. Já em Amambai e Ponta Porã, o Sebrae também promove, no dia 13, palestras voltadas ao aprimoramento da gestão e ao fortalecimento dos pequenos negócios.

Segundo o gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Marcus Faria, a proposta é ajudar o empreendedor a organizar sua rotina financeira e manter a regularidade fiscal, que envolve o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DAS-MEI) e a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). “O Sebrae é parceiro dos empreendedores. Um dos nossos papéis é este de orientar e facilitar o acesso à informação. Estar com o CNPJ regular evita multas, juros e perda de benefícios previdenciários. Queremos que os MEIs comecem 2026 com tranquilidade e prontos para expandir seus negócios”, destaca.

Durante o mutirão, os participantes podem resolver pendências junto aos órgãos tributários federais, estaduais e municipais, emitir boletos do DAS-MEI, realizar alterações cadastrais ou solicitar baixa da empresa. A ação busca prevenir o desenquadramento do regime Simples Nacional e reforçar a importância da adimplência para a sustentabilidade dos empreendimentos.

Já no primeiro dia de atendimento, muitos empreendedores buscaram o apoio do Sebrae/MS. Maria Aparecida Alves de Souza, moradora de Dourados, foi uma das primeiras atendidas na cidade. Ela trabalha com salgados e limpeza residencial e procurou o Sebrae para regularizar sua situação. “Vim para colocar em dia o meu registro de MEI e continuar usufruindo dos benefícios do INSS”, relatou.

Em Dourados, atendimento está disponível na Praça Antônio João

 

Em Maracaju, a empreendedora Marly Jarson da Silva também aprovou a iniciativa. “Assim que soube do mutirão, decidi aproveitar para acertar o CNPJ e fazer os parcelamentos necessários. Fui atendida, gostei e consegui resolver tudo. Fez a diferença”, afirmou.

Já em Ponta Porã, o comerciante e vendedor independente Miguel Angelo Velinha destacou a autonomia conquistada após o atendimento. “Vale a pena para quem precisa de orientação. No meu caso, foi ótimo: fiz o cadastro no gov e aprendi a emitir os boletos pelo aplicativo”, disse.

Manter as contribuições em dia é essencial para garantir os benefícios do MEI. Ao pagar mensalmente o DAS-MEI, o microempreendedor assegura direitos como auxílio-doença, salário-maternidade e aposentadoria por invalidez, que exigem tempo mínimo de contribuição ao INSS. A inadimplência pode acarretar a perda desses direitos, fundamentais em situações imprevistas. O valor pago corresponde a 5% do salário mínimo vigente.

Além disso, o MEI conta com vantagens como simplificação tributária, isenção de taxas para licenças e alvarás, facilidade na emissão de notas fiscais e acesso ampliado a linhas de crédito. Com o CNPJ ativo e as obrigações em dia, o empreendedor fortalece seu negócio e amplia suas oportunidades no mercado.

Mutirão tem a proposta de ajudar o empreendedor a organizar sua rotina financeira e manter a regularidade fiscal

 

Palestras inspiradoras e capacitação gratuita

Como parte do “Mutirão Sebrae: Fique em Dia, MEI!”, serão promovidas palestras aos empreendedores. Em Amambai, a programação ocorre no dia 13 de novembro, às 19h, na Associação Comercial Empresarial de Amambai (ACIA), com a palestra “Expandindo Negócios com Persistência e Propósito”, com Breno Oliveira, fundador da il Sordo Gelato, gelateria artesanal inclusiva criada em Aracaju (SE) que emprega majoritariamente pessoas surdas e promove acessibilidade e empatia no ambiente de trabalho.

Já em Ponta Porã, também no dia 13 de novembro, às 19h, será realizada a palestra “Inteligência Artificial na Prática para seu Negócio”, ministrada por Kenneth Corrêa, especialista em inovação e tecnologias emergentes, com mais de 150 apresentações realizadas, incluindo dois TEDx.

Saiba onde encontrar atendimento:

Amambai – de 10 a 14 de novembro, das 7h às 13h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Rua Marechal Deodoro, 711).

Dourados – de 10 a 14 de novembro, das 8h às 18h, na Praça Antônio João (Avenida Marcelino Pires, Centro).

Maracaju – de 10 a 14 de novembro, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Rua Dracena, 2410, Centro).

Naviraí – de 12 a 14 de novembro, das 8h às 11h e 13h às 17h, na Casa do Trabalhador (Av. Campo Grande, 328)

Nova Andradina – de 10 a 14 de novembro, das 7h às 13h, na Sala do Empreendedor (Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, 541).

Ponta Porã – de 10 a 14 de novembro, com dois pontos de atendimento:

·       Das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (Avenida Brasil, 2883, Centro);

·       Das 7h às 13h, na Sala do Empreendedor (Avenida Brasil, 2397).

Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800 e pelo WhatsApp da Regional de Dourados (67) 3410-8800.