Cidade Empreendedora: Para incentivar a inovação nos municípios, Sebrae/MS leva caravana para a Smart City Expo Curitiba

/ / Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sidrolandia, Sonora, Terenos

Maior evento sobre cidades inteligentes do Brasil é reconhecido em âmbito internacional e traz inovações nas áreas de mobilidade, sustentabilidade e conexões

Representantes do Sebrae/MS e gestores públicos de Prefeituras Municipais já contempladas pelo programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul, participam, nesta semana, entre terça-feira (21) e sexta-feira (24), da Smart City Expo Curitiba. Realizado na capital paranaense, o evento sobre cidades inteligentes é o maior do Brasil e possui reconhecimento em âmbito internacional. Com o tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”, a quarta edição da feira apresentou inovações nas áreas de mobilidade, sustentabilidade e conexões.

Para possibilitar a participação presencial dos sul-mato-grossenses, o Sebrae/MS organizou uma caravana composta por 61 pessoas. Entre prefeitos e gestores públicos, participaram representantes de Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos. Também esteve presente o diretor executivo da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Rogério Rodrigues Rosalin.

Já como representantes do Sebrae/MS, participaram da comitiva, junto com o corpo técnico, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, e a conselheira do Sebrae/MS e vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Ítavo. De acordo com Mendonça, a instituição atua para apoiar o desenvolvimento local nas cidades contempladas pelo programa e, viabilizar a participação dos gestores públicos em um evento de fomento à inovação, é mais uma iniciativa voltada para estimular a adoção de boas práticas que auxiliem na transformação dos municípios.

“Quisemos mostrar para os gestores que existem ferramentas e soluções que, ao contrário do que alguns pensam, podem ser levadas para os municípios e ter um impacto importante na vida das pessoas. Às vezes uma pequena mudança pode representar uma grande inovação e o poder público precisa estar atento a isso e utilizar a tecnologia ao seu favor. O Sebrae está presente nos municípios, auxiliando no processo de transformação, e a visita é mais um apoio para a melhoria da administração municipal. Uma gestão preparada traz bons resultados para os pequenos negócios e promove o desenvolvimento local”, destacou Mendonça.

Smart City Expo Curitiba reuniu 120 especialistas em diferentes áreas do conhecimento e trouxe palestras sobre inovações para os participantes

A visita-técnica à Smart City Expo Curitiba apresentou aos participantes novas tecnologias com viabilidade de implementação. Além disso, a caravana também passou por locais que são referências de planejamento urbano em Curitiba, mostrando na prática, possibilidades inteligentes e sustentáveis. Segundo o gerente da Unidade de Competitividade Empresarial (UCE) do Sebrae/MS, Jorge Tadeu, a iniciativa irá contribuir para fomento da inovação em Mato Grosso do Sul como um todo.

“A participação do nosso estado através dos prefeitos, gestores públicos e equipe técnica do Sebrae é de grande importância e relevância, pois estamos vivenciando e podendo avaliar as inovações que já estão no mercado e que são possíveis de serem replicadas nos municípios, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, da gestão pública e como consequência a eficiência nos diversos setores”, pontuou o gerente.

Comitiva também participou e visita-técnica à espaços em Curitiba que são referência em planejamento urbano

Inspiração para os municípios de MS

O papel da tecnologia nas cidades e as diferentes formas de conectar pessoas a ferramentas que as auxiliem na elaboração de soluções para a melhoria de vida da população foram algumas das principais temáticas levadas para o público pela Smart City Expo Curitiba. O evento – criado em parceria com a Fira Barcelona, organizadora do principal Congresso Mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress – reuniu 120 especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos.

Para os gestores públicos de Mato Grosso do Sul que participaram da iniciativa, estar presente na visita-técnica foi importante para trazer inspiração e auxilio na adoção de melhorias. “Mais do que apresentar inovações, projetos inteligentes e saídas para problemas e crises, o evento tem o dinamismo de nos envolver em tudo que está sendo debatido na atualidade. A experiência vai me ajudar na visão de futuro, no planejamento estratégico e inovações que combinam com a minha cidade. Está sendo uma experiência inesquecível e motivadora”, expôs o prefeito de Batayporã, Germino Roz.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Chapadão do Sul, José Teixeira Júnior, participar da caravana trouxe insights relevantes e expôs boas práticas possíveis de serem implementadas. “Curitiba é a cidade mais inteligente, conectada e tecnológica do Brasil e está entre as seis do mundo, então, estar aqui aprendendo sobre isso, vendo como tudo começou e os processos que eles percorreram, irá nos auxiliar a transformar o município em que atuamos. Uma das iniciativas que a gente pensa em levar para Chapadão do Sul é o “Farol do Saber”, um espaço voltado para a robótica que estimula o contato das crianças com a tecnologia e o desenvolvimento da criatividade. Nós, que somos de municípios menores, vamos ter a oportunidade de gastar menos e ter resultados fantásticos”, concluiu o secretário.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Além de apoiar os empreendedores para que eles possam se fortalecer e atuar na melhoria do ambiente de negócios, a iniciativa também possui como vertente de trabalho a formação de gestores públicos, de modo a auxiliar a gestão municipal a tornar os processos mais céleres e eficientes, além de implementar inovações.

Em Mato Grosso do Sul, 33 municípios já foram contemplados pelo programa Cidade Empreendedora: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.