Na noite dessa segunda-feira (27), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Nova Andradina promoveram o “Circuito de Energias Renováveis”, na Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (ACINA). O evento, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, visa auxiliar os pequenos negócios e produtores a otimizarem os custos com energia elétrica e se tornarem empresas mais sustentáveis.
O evento trouxe uma palestra que apresentou estratégias para a redução de custos, incluindo ações com e sem necessidade de investimentos iniciais. Dentre as abordagens discutidas, destacaram-se a geração de energia renovável por meio de projetos solares, aluguel de energia e linhas de financiamento que viabilizam a implementação de práticas sustentáveis, promovendo assim a adoção da chamada energia limpa. O circuito também contou com a participação de instituições financeiras locais que possuem linhas de crédito voltadas para o financiamento de iniciativas sustentáveis.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Juliana Lopes, este primeiro encontro sobre energias renováveis está alinhado com o que a Prefeitura desejou para o segundo ciclo do Cidade Empreendedora em Nova Andradina. “Essa foi mais uma das entregas que o programa proporcionou neste ciclo Expansão, com foco nos eixos ‘Cidade Inclusiva’ e ‘Cidade + Competitiva’. Essa linha pela sustentabilidade é uma tendência, não só aqui no município, mas uma tendência global. Na questão de energias renováveis, nossa intenção é apoiar o comércio local, os pequenos empresários, os médios e até os grandes produtores, enfim, todos que tiverem interesse em investir nessa alternativa para reduzir custos, se fortalecer no mercado e tornar-se mais competitivo”, afirmou a secretária
Além de interessante para a iniciativa privada, a busca por preservação do meio ambiente e melhor uso dos recursos públicos chamou a atenção do presidente da Câmara de Vereadores, doutor Leandro Fedossi, que contou que a casa de leis está com estudo em andamento para implantação de energia solar no início de 2024. “Para os empresários da nossa cidade é muito importante pensar no meio ambiente e nos custos, mas para o poder público também. Nós vamos instalar na Câmara Municipal e apoiar projetos do Executivo, para a Prefeitura colocar nas escolas e demais setores. Os estudos mostram que, após o período inicial de aproximadamente três anos e meio, o custo é praticamente zero. Isso para nós, enquanto gestão pública, visa a economicidade para os próximos anos e por muito tempo, porque o sol é a energia mais limpa e pura que existe atualmente no ramo da energia renovável”, defendeu o presidente da Câmara de Vereadores.
O analista-técnico do Sebrae/MS Vitor Gonçalves Faria reforça que esse evento auxilia os empreendedores a identificarem quais medidas podem ser tomadas favorecendo individualmente as empresas, seja na redução dos custos, melhoria nos ganhos futuros, seja na inserção do empreendimento em políticas sustentáveis. “O Circuito de Energias Renováveis, que ocorre dentro do Cidade Empreendedora, procura apoiar as empresas na redução dos custos de energia e gera outros benefícios também. No evento, há empresas prestadoras de serviço da área de instalação e instituições financeiras, que têm créditos específicos para a energia renovável. Os participantes assistem à palestra para entender o mercado, quais os tipos de taxação, e as vantagens e desvantagens desse uso. Depois da apresentação, os participantes podem conversar com os expositores”, esclareceu Vitor.
Foi o que atraiu o empresário do ramo de sorveterias, Edenor Marcolino da Silva, a participar do circuito. “Tenho interesse na instalação de energia solar principalmente para economizar. Vim ao evento para ter acesso às instituições financeiras e aos fornecedores de energia solar e assim conhecer um pouco mais sobre as vantagens”, contou o empresário.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/MS executado em parceria com as Prefeituras Municipais para transformar a economia local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou em cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.