Gestores municipais participam de congresso que aborda o desenvolvimento sustentável em Cuiabá

/ / Alcinopolis, Bataguassu, Bodoquena, Chapadão do Sul, Figueirão, Maracaju, Santa Rita do Pardo, Sidrolandia

Secretários e gestores de oito municípios de Mato Grosso do Sul marcam presença no Encontro de Secretários Municipais Cidade Empreendedora e Sustentável, que começou ontem (23) e encerra hoje (24), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). São eles: Alcinópolis, Bataguassu, Bodoquena, Chapadão do Sul, Figueirão, Maracaju, Santa Rita do Pardo e Sidrolândia.

Servidores e gestores municipais estão recebendo consultorias e capacitações do Sebrae, com foco em desburocratização, compras públicas, agentes de desenvolvimento e gestão de informações estratégicas (mapeamento de oportunidades, integração com a Rede Simples). Eles também participaram do Congresso de Sustentabilidade para pequenos negócios e conheceram o que faz de Israel um dos ambientes mais inovadores do mundo, além de ouvir sobre comunidades inteligentes sustentáveis.

Para a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Sidrolândia, Elaine Além Brito Botton, o encontro permite levar esse novo olhar mundial para o município, “claro, que dentro da economia e potencial local. Ouvimos um pouco sobre novas políticas pensando na questão da energia, geração de renda, economia, meio ambiente, levando em conta o pilar da sustentabilidade”, ressaltou.

Frederico Felini, secretário de Governo de Maracaju, destaca que a participação do município no Cidade Empreendedora já representa um presente para o planejamento da cidade. “O encontro é de grande valia para pensar e planejar o futuro, levando a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade para a realidade de comunidades”, falou.

Para o chefe do Núcleo Municipal de Indústria e Comércio de Bataguassu, Rafael Muchon, o encontro proporcinou uma esfera enriquecedora de conhecimento. “A gente precisa gera nas pessoas o sentimento de pertencialismo, multiplicar esse conhecimento para os demais gestores para que todos possam buscar, com um único objetivo, o desenvolvimento econômico e sustentável e a gestão de pessoas”, disse.

O secretário municipal de gestão e desenvolvimento de Figueirão, Paulo Roberto Salomão, disse que os participantes conheceram mais sobre as estratégias utilizadas por cidades de Israel para superar desafios e fomentar o desenvolvimento local, tendo a inovação como motor dessa transformação. “Participamos de dois grandes eventos em busca por conhecimento, conhecendo modelos de gestão, que têm como pilar a sustentabilidade nos processos de inovação e expansão das empresas”, afirmou.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora apoia as prefeituras municipais a promover condições para o desenvolvimento econômico dos municípios. O papel do Sebrae, por meio do eixo de liderança empreendedora do Programa Cidade Empreendedora, é fomentar a capacidade de liderança e empreendedorismo nos gestores públicos, elevando a competência dos agentes através de capacitação, informação e participação de eventos.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/

Por: Nayara Tiago