Para engajar professores de municípios Cidade Empreendedora, palestra expõe metodologia voltada para o empreendedorismo

/ / Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Sonora

Disponibilizado pelo Sebrae para as redes municipais de ensino, metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, é executada em parceria com as Prefeituras Municipais

Para promover o desenvolvimento de uma cultura empreendedora nas escolas, além de apresentar para crianças e adolescentes o empreendedorismo como uma possibilidade de carreira, o Sebrae/MS oferece para os municípios que participam do programa Cidade Empreendedora, a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Executado em parceria com as prefeituras municipais, o trabalho é desenvolvido por meio do eixo Educação e, a cada ano, antes do início da aplicação da metodologia, os professores são sensibilizados para que entendam melhor o funcionamento da iniciativa.

Com esse propósito, desde fevereiro, o Sebrae tem realizado palestras para os profissionais das Redes Municipais de Ensino das cidades participantes. A ação já foi promovida em Santa Rita do Pardo, Nioaque e Bela Vista. De acordo com a consultora do Sebrae/MS, Luzia Louzada, responsável por ministrar a palestra, a ideia é esclarecer para os docentes do que se trata o JEPP. “As palestras mostram a execução da metodologia e os pilares trazidos por ela que possibilitam incentivar a autonomia da criança, além do desenvolvimento de habilidades que irão ajudá-los a se tornarem protagonistas da sua vida e carreira”, pontuou a consultora.

Para Elizângela da Costa, professora de Bela Vista, a palestra foi importante para ambientar os educadores do município em relação ao JEPP e apontar fatores importantes no processo educacional dos jovens: “O evento foi muito proveitoso para todos, pois marcou o início de uma ação importante para os estudantes”. Eunice Dávalos, docente que atua no mesmo município, concorda e ressalta a relevância do encontro para engajar o corpo docente: “A palestra foi muito importante para os profissionais da educação do município se motivarem a aplicar o empreendedorismo aos conteúdos tratados em sala de aula”.

Soluções em empreendedorismo

Voltada para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos é uma metodologia que visa despertar nas crianças e adolescentes a criatividade e o interesse pelo empreendedorismo. Para que a temática seja trabalhada em sala de aula, o Sebrae promove a capacitação dos professores e os qualifica para abordarem o empreendedorismo de acordo com o grau de escolaridade e a faixa etária de cada turma.

Ao capacitar professores, estudantes das Redes Municipais de Ensino aprendem sobre empreendedorismo e desenvolvem produtos em sala de aula

Além do JEPP, outras soluções educacionais voltadas ao empreendedorismo são oferecidas para os municípios que integram o programa Cidade Empreendedora e, algumas delas, são voltadas, especificamente, para envolver o corpo docente como a palestra “Motivação e trabalho em equipe”, realizada em fevereiro em Rio Verde de Mato Grosso, Terenos e Bela Vista. No mesmo mês, outras temáticas como “Inovação e empreendedorismo nas escolas” e “Entendendo gamificação da educação” foram abordadas com professores de Rio Brilhante e Maracaju, respectivamente.

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, o trabalho desenvolvido tem grande relevância por fomentar a cultura empreendedora nas escolas e formar crianças e adolescentes preparados para o futuro. “O Sebrae MS tem um papel importante na capacitação dos professores para promoverem uma mentalidade empreendedora nos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos que os permitam enfrentar desafios e oportunidades de forma criativa e inovadora”, destacou Priscila.

Além dos municípios já citados nessa reportagem também são atendidos com soluções em Educação Empreendedora, por meio do programa Cidade Empreendedora, as seguintes cidades: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo e Sonora.

Trabalho realizado em Campo Grande

Mais do que atender os municípios integrantes do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS também oferece soluções educacionais voltadas para o empreendedorismo para instituições de ensino que participam do projeto de inovação para educação (ALI – educação empreendedora), onde são atendidas escolas públicas e particulares, por meio do programa Educação Empreendedora.

Em Campo Grande, por exemplo, somente no mês de fevereiro, oito capacitações foram realizadas. As temáticas “Metodologias ativas na educação”; “Gamificação nos processos de aprendizagem”; “Inovação e empreendedorismo nas escolas” e “Ensino híbrido e sala de aula invertida” foram abordadas em palestras realizadas em escolas da Rede Estadual de Ensino. Já os docentes da escola particular Centro Educacional Construindo o Saber, participaram de uma capacitação com o tema “Entendendo a gamificação na educação”.

Mais informações sobre o programa Educação Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br. Já para saber mais sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.